Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?

voz-vocal-música-aquecimento-técnica

Exercícios e aulas de canto ajudam a treinar e aperfeiçoar diversos aspectos ligados à voz, como postura, respiração e afinação. Porém, cada pessoa nasce com a capacidade de atingir uma extensão de tons mais agudos ou mais graves, recebendo, a partir disto, uma classificação vocal.

Existem basicamente seis categorias, sendo três masculinas e três femininas. Descubra nesse artigo quais são elas e como você pode descobrir a sua.
Classificação vocal

A classificação básica da voz humana para o canto é feita em aguda, média e grave. A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

Essa categoria é válida para todos os cantos, porém algumas vertentes têm nomenclaturas adicionais para definir ainda mais as particularidades de cada voz e determinar os papéis que cada cantor pode assumir na ópera – na música popular a classificação é mais flexível. A soprano, por exemplo, pode ser dividida entre Ligeiro, Spinto, Lírico, Dramático, entre outras.

No Brasil, a voz feminina mais comum é a Soprano, como a da cantora Sandy e de Marisa Monte. A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria. Já de Mezzo-soprano podemos citar Daniela Mercury, Madonna, Beyoncé e Katy Perry.

Para os homens, a voz mais aguda é o Tenor, que na ópera adquire outras especificidades, como Tenor Dramático, Heldentenor, Ligeiro, entre outros. São tenores famosos Andrea Bocelli, Axl Rose e Michael Jackson. Já entre os Barítonos, podemos citar Chico Buarque, Jim Morrison, Eddie Veder e Frank Sinatra.

Por fim, o Baixo é o tipo mais raro de voz masculina, com pouca ocorrência no Brasil e maior abundância na Rússia e nos países nórdicos. O Baixo Profundo é a forma com menos registros. Tim Maia e Arnaldo Antunes são exemplos de Baixos da música pop, além de estrangeiros como Johnny Cash e Louis Armstrong.
Como descobrir a sua voz?

Cada pessoa nasce com uma voz própria, que resulta de várias características físicas, como tamanho das cordas vocais e da caixa torácica. Por isso, é fundamental conhecer e reconhecer os seus limites, sob o risco de desenvolver problemas vocais caso tente forçar um timbre muito diferente do natural.

A tarefa de descobrir o “tipo de voz” pode ser mais simples para algumas pessoas e bastante complexa para outras. Geralmente não se identifica a voz de crianças e adolescentes porque ainda estão em processo de crescimento e a voz sofrerá alterações. Por isso, somente na idade adulta é possível avaliar com precisão.

Os principais fatores para determinar a classificação vocal é a tessitura (conjunto de notas que a pessoa consegue emitir de forma natural, confortável e harmônica) e a extensão vocal (conjunto de notas que a pessoa consegue emitir independentemente da qualidade). São também elementos secundários a altura da voz, a amplitude, a intensidade e as características morfológicas.

Além dos ouvidos treinados de um professor, que podem ajudá-lo a identificar o seu tipo de voz, outra técnica utilizada é o acompanhamento das notas por um teclado.

Vozes masculinas do tipo Tenor sentem-se mais confortáveis cantando oitavas entre o Dó 2 e o Ré 4, Barítonos entre o Sol 1 e o Lá 3 e Baixos do Dó 1 ao Fá 3. Já vozes femininas do tipo Contralto funcionam bem para a extensão do Mi 2 ao Lá 4, Mezzo-soprano do Lá 2 ao Si 4 e Soprano entre Dó 3 e Fá 5.

Faça um teste junto ao instrumento, acompanhando as notas com a voz, e descubra entre quais notas encaixa-se melhor. Também é interessante gravar para posteriormente ouvir e avaliar.

Vozes raras


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

38 Comentários

  1. Rinovani Correia Bezerra

    Canto na igreja com minha esposa, eu baixo e ela contralto; ainda acho que não encaixei com ela nos cânticos. Se possível queria uma opinião sobre tal fato; grato.

  2. Monteiro

    Fiquei bem curioso pra saber o meu tipo… Falando normalmente, minha voz é grave e rouca (acho que seria baixo). Mas cantando consigo transitar bem entre estilos distintos (acho que seria barítono). Mas enfim, só um profissional me ouvindo pra definir.

  3. alex mota

    Olá me chamo Alex Fui classificado como tenor porem eu alcanço notas na altura de barítono eu consigo cantar de A1 a F4 embora eu alcanço F4 com um pouco mais de volume na voz eu n uso voz de cabeça fico com muita duvida sobre minha voz e não sei direito como classifica-la

  4. joao vitor

    tenho 15 anos e alcanço facilmente SOL2 tendo Dó3 como central e a nota mais aguda na voz de peito alcanço C5 e com falsete B5 (podendo ir até mais alem as vezes, como um C6) essa extensao é de quantas oitavas? e eu sou oq? barítono ou tenor?

  5. Selma Tavares Honorato

    Também gostaria de saber… Quem puder me ajudar a descobrir eu será muito grata. Estou no Starmaker
    Entrem e ouvem a minha voz.
    SelmaHonorato
    62085371058

    • admin

      Bom dia Selma, nossa sugestão é procurar orientação pessoal de um/a professor/a de canto ou técnica vocal em sua cidade. Atenciosamente, SABRA.

    • admin

      Bom dia Laurindo, nossa sugestão é procurar orientação pessoal de um/a professor/a de canto ou técnica vocal em sua cidade. Atenciosamente, SABRA.

  6. Glicéria Maria de Sousa

    Amo cantar, e quando eu era criança participava do coral de uma igreja, e o padre era o maestro. Ele sempre me dizia que minha voz era de contralto. Na verdade eu não sabia o que era esse tipo de voz, mas ele dizia que era um timbre diferente e por isso se destacava das demais. Eu até gostava de ouvi-lo dizer isso. Cantei bastante com meus alunos em sala de aula, nas festas da escola, nas igrejas e em outros ambientes de trabalho, mas ficou só nisso mesmo.
    Até hoje ainda canto, mas em casa

  7. Caio Cesar Liz de Souza

    Pô, eu toco guitarra. Violão. Bateria muito mal. Nesta parte de voz a respeito de alcance a minha vai do dó 1 até o C#2 quero dizer ela é grave e com pouquíssima facilidade quanto à articulação em partes agudas. Este registro é Baixo certo? Bom gostei muito da página e vou seguir, meus parabéns! Aguardo resposta e se puder na resposta mesmo escreva sobre a voz do Tom Waits, de ” Closing Time” em que ela era clara aos cds ” Real Gone” voz ríspida. Obrigado até

  8. Victor Nascimento

    Tenho uma dúvida. Todas as vezes que vou cantar uma música, o tom pra mim e sempre puxada para o Ré – D. Nesse caso, eu seria tenor ou barítono?

  9. Marco Aurélio Cavalcante

    Gostei do que li, pois estou fazendo uma pesquisa sobre a importância do canto na vida das pessoas. Dizem que quem canta seus males espanta. E que mal faz não cantar? Tem pessoas que são totalmente travadas, mas cantam assim mesmo. Que benefício já foram comprovados para a saúde das pessoas que cantam? Obrigado pelas informações, mas ainda tenho muito a pesquisar.

    • Márcio Miranda Pontes

      Olá Lucia, obrigado pelo contato. O que caracteriza de modo geral as vozes é sua extensão. Ou seja, qual a nota mais grave e a mais aguda que se canta confortavelmente. O fato de uma determinada música ser em tom maior ou menor não interferem na execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!