Aprovados para o Curso “Orquestra Sinfônica de Betim” 2018

A SOCIEDADE ARTÍSTICA BRASILEIRA – SABRA, parabeniza todos os 135 candidatos participantes no processo seletivo para as vagas no curso da Orquestra Sinfônica de Betim e publica, como previsto no Edital de Seleção, a lista dos aprovados para o ano de 2018.

A banca avaliadora foi composta por Márcio Miranda Pontes (maestro da Orquestra), Fernando Santos (professor de contrabaixo), João Cândido (professor de violoncelo), Glaucia Barros (professora de viola), Samuel Gomide e Willian Barros (professores de violino), Ney Campos Franco (professor de madeiras), Helio Azevedo (professor de metais) e Werner Silveira (professor de percussão).

Os candidatos aprovados deverão enviar, até o dia 29/03/2018, um e-mail para contato@sabra.org.br confirmando a disponibilidade para participar de todas as atividades da Orquestra (ensaios/aulas: cordas às segundas-feiras das 13 às 17 horas; madeiras, metais e percussão às quintas-feiras das 13 às 17 horas; todos os naipes às sextas-feiras das 13 às 17 horas e concertos a serem agendados).

A seguir deverão realizar os procedimentos de matrícula e solicitação de bolsa incentivo de maneira presencial no dia 02/04 – cordas e dia 05/04 – madeiras, metais e percussão. Horário: a partir das 13:00 horas com a primeira aula em seguida. Local: Rua Dr. Sílvio Lobo, 221 – Betim.

Os aprovados menores de idade deverão estar acompanhados de um dos pais ou responsável que assinará os documentos.

Lista de aprovados para o Curso “Orquestra Sinfônica de Betim” – 2018

Violino 1
Spalla – Leandro Lino da Cunha
Concertino – Hozana Martins de Barros
Assistente – Glaikson Luiz Marques Nogueira
Fila – Bárbara Rodrigues Domingos
Fila – Fernanda Lucia Bahia Monteiro
Fila – Ygor Stefanio da Silva
Fila – Daniel Lourenço Leão
Fila – Talita Cristiane Duarte Siqueira
Fila – Júlio César Bragione Junior
Fila – Alisson Mariano Dias Santos

Violino 2
Chefe de naipe – Tiago Luis Costa e Silva
Concertino – Regiany Carlos Silva Santiago
Assistente – João Marcos Santos Dias
Fila – Janete Cristina dos Santos Rocha
Fila – Luiza Vieira Teixeira
Fila – Gabriel Markes Costa Duarta
Fila – Ana Clara Medina Reis
Fila – Sara Oliveira de Barros
Fila – Israel dos Reis Costa Junior
Fila – Mateus Henrique Martins

Violas
Chefe de naipe – Melquisedec da Silva Conceição
Concertino – Junio Alves Queiroz
Assistente – Joice Rafaela Coutinho
Fila – Josafá Ferreira Vitor
Fila – Romulo Salobreña
Fila – Ciro Miranda Quaresma dos Santos
Fila – Thaynara Coimbra Pereira
Fila – Jonas Henrique Santos Rodrigues
Fila – Cezar Ribeiro Vicente Neto

Violoncelos
Chefe de naipe – Frank Junio da Silva Rocha
Concertino – Vago
Assistente – Maria Clara Ferreira Barbosa
Fila – Ruth Oliveira de Barros
Fila – Leandro Fernandes Martins

Fila – Leia Paula Gomes de Oliveira

Contrabaixos:
Chefe de naipe – Alfredo Ribeiro da Silva
Concertino – Vago
Assistente – André Dias Ferreira
Fila – Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares
Fila – Thiago Ribeiro Pedro
Fila – Davi Knispel de Moraes Junior

Madeiras
1ª Flauta – Alef Caetano Silva
2ª Flauta – Eduardo Quintão Vieira Junior
1º Oboé – Rosana Guedes de Oliveira Carneiro
2º Oboé – Vago
1ª Clarineta – Jovanny Gomes da Silva Filho
2ª Clarineta – Patrícia Bernardes Gonçalves
1º Fagote – Vago
2º Fatote – Vago

Saxofones – Osmar Pereira Furtado Junior e Ronan Xavier Carvalho (definição de 1º e 2º após duas semanas de aulas)

Metais
1ª Trompa – Chefe de naipe – Isabelle Menegasse Silva
2ª Trompa – Ana Laurinda Oliveira Gomes
3ª Trompa – Assistente – Brayan dos Anjos do Rosário
4ª Trompa – Vago
1º Trompete – Chefe de naipe – Renzo Albierre da Costa
2º Trompete – Assistente – Lucas Henrique Fonseca Guimarães
3º Trompete – Gustavo Machado Oliveira
4º Trompete – Trainee – Vagner Carlos Vieira
1º Trombone – Chefe de naipe – Igor de Lima Pereira
2º Trombone – Marlon Vinícius Kiill Rissatto
3º Trombone – Trainee – Henrique Dener Augusto Costa
Trombone Baixo – Lucas Antônio de Abreu Fernandes
Tuba – Vago

Percussão
Chefe de naipe – Gustavo da Silva Brito
Assistente – Douglas Rafael dos Santos
Fila – Matheus Bernardo de Souza Silva
Fila – Warley Fernando dos Santos

Assistentes de produção
Arquivista – Daniel Lino da Cunha
Montadores – Amanda Moura Santos e Paulo Costa de Araújo
Chefe dos montadores – Vago

LISTA DE ESPERA
Percussão
1 – Valéria Evallin da Costa Prata
2 – Victor Nascimento
3 – Felipe Jorge Rodrigues de Souza

Madeiras
Flauta – Nicolle Victoria Santana Caldeira
Clarineta – Leonardo Sampaio Fernandes

Textos fundamentais


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Edital para a Orquestra Sinfônica de Betim 2018

Está disponível o Edital de seleção de candidatos para preenchimento de vagas para a Orquestra Sinfônica de Betim em 2018. Download

A Orquestra Sinfônica de Betim teve o início de suas atividades em 2014 como uma Orquestra de Câmara, formada exclusivamente por instrumentos de corda. Em 2015 foram abertas vagas para os naipes de madeiras, metais e percussão, proporcionando a formação sinfônica.

A iniciativa de constituição da Orquestra Sinfônica de Betim propõe a superação das dificuldades encontradas no Brasil para a formação de conjuntos musicais estáveis e duradouros. Além de permitir o acesso a um bem cultural que se encontra fora do alcance da maior parte da população, o projeto proporciona o aprimoramento técnico e artístico de jovens músicos, criando perspectivas de profissionalização e geração de renda. Neste sentido, a realização de centenas de concertos públicos gratuitos da Orquestra e Corais envolvidos nos últimos anos beneficiaram a mais de 80 mil pessoas, especialmente crianças, professores e funcionários da rede pública municipal de Betim. São também beneficiados 74 jovens músicos que além de uma bolsa incentivo, recebem orientação técnica e artística de profissionais atuantes nas Orquestras Sinfônica de Minas Gerais e Filarmônica de Minas Gerais e do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado.

Inscrições abertas para o curso gratuito de Musicalização Infantil

Entre os dias 26 e 28 de março, as inscrições estão abertas para crianças de sete a dez anos do curso gratuito de musicalização. Essa é a porta de entrada para participar da Orquestra Infantil de Betim, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, com a Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e com o Instituto Unimed-BH. Os benefícios proporcionados à comunidade pelo curso são viabilizados por uma política pública nacional de incentivo à Cultura por meio da Lei Federal nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991.

A Orquestra Infantil de Betim tem desenvolvido o trabalho, fruto do esforço de profissionais da música e, principalmente, dos alunos das escolas municipais de Betim. O maestro, e presidente da Sociedade Artística Brasileira (SABRA), Márcio Miranda Pontes, é um dos responsáveis por ensinar os integrantes da Orquestra Infantil de Betim.

“Os alunos tiveram, ao longo de 2017, aulas teóricas e práticas para aprenderem a tocar os instrumentos da orquestra e realizaram a primeira apresentação pública num concerto natalino no Monte Carmo Shopping, em dezembro passado. Os ensaios da Orquestra Infantil de Betim serão intensificados neste ano e o público terá diversas outras oportunidades de ouvir nossos artistas mirins”, adianta o maestro.

Musicalização Infantil

Para ser integrante da Orquestra Infantil de Betim, o aluno deve, antes, participar das aulas de Musicalização Infantil. Em 2017, a oficina reuniu 312 crianças de sete a dez anos. Os conteúdos ensinados são voltados ao processo de iniciação musical e proporcionam vivências de expressão e conscientização corporal, prática instrumental, apreciação musical, história da música e conceitos teóricos, como a leitura e interpretação de partituras.

Ainda de acordo com o maestro Márcio Pontes, as oportunidades de socialização e da prática de atividades musicais em grupo também são oferecidas aos alunos. Ele reforça que o curso trabalha o envolvimento das crianças no universo musical, apresentando os elementos que o compõe e estimulando as suas potencialidades artísticas. “Uma maneira divertida e inusitada de aprender, compartilhar e descobrir o quanto de música reside em todos nós. A intenção é promover o interesse e engajamento das crianças, fomentando o protagonismo infantil”, comentou.

A Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe) também é parceira na formação das crianças musicistas de Betim. Coube à Funarbe viabilizar a série Sexta Sinfônica, na Casa da Cultura Josephina Bento, também em Betim, com entrada franca à população.

Inscrições

O curso de Musicalização Infantil está com inscrições abertas. Podem se inscrever crianças de sete anos completos até dez anos, regularmente matriculados no ensino fundamental de Betim.

Para efetivar a inscrição, os pais ou responsáveis devem apresentar as cópias simples dos seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF (se tiver) e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou boleto bancário). É preciso anexar também os mesmos documentos de um dos pais ou responsável.

Inscrições Musicalização Infantil
Quando: de 26 a 28 de março
Onde: Sede da Sociedade Artística Brasileira – SABRA
Endereço: rua Prefeito Silvio Lobo, 221, Angola, Betim (MG)
Edital: Clique aqui
Contato: 3531-2404

Textos fundamentais


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Fantasia

A história da animação que transformou o Mickey Mouse em maestro.

Fantasia é um clássico da Walt Disney, lançado em 1940 e repaginado em 2000, que retrata a viagem de Mickey Mouse pelo universo da música. A trilha sonora da animação foi criada com a ajuda do famoso maestro Leopold Stokowski e tinha o objetivo de popularizar a música clássica. O feito só foi alcançado muitos anos depois, pois o lançamento da produção quase levou a Disney à falência.

Descubra mais sobre o primeiro longa-metragem do camundongo mais famoso do mundo e por que, ainda hoje, o filme continua sendo um material incrível para a educação musical de crianças e jovens.

A produção de um clássico

Inicialmente, a ideia da Walt Disney Production com o roteiro de Fantasia era lançar vários curtas-metragens. Porém, durante a criação da animação sem diálogos, decidiu-se produzir um longa – que acabou sendo o primeiro de Mickey Mouse, cuja popularidade estava em declínio e o estúdio pretendia reavivá-la.

A estrutura de “Fantasia” é formada por oito segmentos independentes, cada qual formado pela execução da obra de um compositor, sendo que sete delas foram gravadas pela Orquestra da Filadélfia (Philadelphia Orchestra).

A abertura ficou com a “Tocada e Fuga em Ré Menor, BWV565, de Bach, seguida pela “Suíte Quebra-Nozes” de Tchaikovsky; por “O Aprendiz de Feiticeiro” de Paul Dukas; “Sagração da Primavera” de Stravinsky; “Sinfonia Pastoral” de Beethoven; “Dança das Horas” de Ponchielli; “Uma Noite em Monte Carlo” de Mussorgsky; e “Ave Maria” de Schubert.

O lançamento ocorreu em 13 de novembro de 1940 e, apesar da boa aceitação da crítica, não emplacou na bilheteria e o faturamento foi muito abaixo do esperado. O sucesso do clássico começou a dar sinais somente na década de 1960 e, atualmente, quase todas as gerações reconhecem o Mickey vestido de bruxinho e segurando a batuta do maestro.

Fantasia ganhou dois Oscar honorários em 1942, um pela criação de um novo sistema de som chamado Fantasound (precurssos do “surround sound”) e outro pela originalidade da produção.

Versão moderna: Fantasia 2000

A sequência de Fantasia (1940) foi produzida em 1999 por Roy E. Disney e Donald W. Ernst. Da mesma forma que o antecessor, Fantasia 2000, como veio a ser chamado, é composto por oito sequencias de segmentos independentes, seis delas executadas pela Orquestra Filarmônica de Chicago, com condução de James Levine.

Com estreia no Carnegie Hall de Nova Iorque, a produção foi adaptada para IMAX e conquistou o coração da nova geração que ainda não conhecia a primeira versão. A abertura continuou com Beethoven, porém com a Sinfonia n. 5, seguida de “Pinheiros de Roma” de Respighi; “Rhapsody in Blue” de Gershwin. “Concerto de Piano n. 2” de Shostakovich; “O Carnaval dos Animais” de Camille Saint-Saëns; “O Aprendiz de Feiticeiro” de Dukas; “Marcha de Pompa e Circunstância”; e “O Pássaro de Fogo” de Stravinski.

Seja na escola ou em casa, as duas produções (1940 e 2000) constituem um rico material para a educação musical. Afinal, com o apoio de personagens mundialmente populares e das animações que entretém os pequenos (e também jovens e adultos, por que não?), o público é estimulado a apreciar a música clássica por meio de obras de compositores renomados.

Descubra o que é a técnica de “sweep picking” e como aplicá-la

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!