Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Formação de plateia

Formação de plateia
Sociedade Artística Brasileira SABRA – Orquestra Sinfônica de Betim

A SABRA considera que a gratuidade dos concertos não é garantia suficiente para um verdadeiro acesso democrático à música erudita. É sempre necessário um prévio domínio de referenciais para que a música seja percebida como significativa. Sobretudo, quando o objetivo é a formação de plateia. Assim, semanas antes dos concertos didáticos são realizadas ações educativas em escolas públicas. O objetivo é preparar os alunos para a fruição do evento. Além disso, através de preleções dos maestros nos concertos procura-se obter uma aproximação do público com os elementos do conhecimento musical. Não apenas da cultura erudita como também da popular. Nossa proposta é que a música promova a potencialização das capacidades múltiplas do indivíduo. Ou seja, potencialize transformações sociais em suas várias dimensões (cultural, educacional, política, ética, entre outras).

A principal ação da SABRA nesta área se concretiza através de palestras em escolas públicas municipais de Betim e concertos didáticos. Dividida em três momentos, inicia com uma palestra com os conteúdos: sensibilização, conhecer a Orquestra e atitudes durante o concerto; o segundo trata-se de vivenciar um concerto didático ao vivo; e, o terceiro, de uma avaliação da percepção dos participantes, realizada nas escolas. Textos educativos são publicados no sítio da SABRA na Internet e distribuídos impressos gratuitamente para os alunos participantes da ação.

Abaixo oferecemos links para acesso à programação de concertos didáticos, materiais didáticos disponibilizado gratuitamente pela Escola de Música SABRA e pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em seu sítio na Internet:

Agenda de Concertos Didáticos

Material Didático Escola de Música SABRA

Material Didático Orquestra Filarmônica de MG

ORQUESTRA SINFÔNICA – O QUE É?

Click to listen highlighted text!