Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Adaptação na Escola

adaptação-escola

4 dicas para ter sucesso no processo de adaptação do seu filho na escola

O momento em que uma criança começa sua vida escolar é muito delicado, tanto para ela quanto para os pais. Quando a mudança é apenas de escola, deve-se preocupar com a questão da adaptação, que pode ocorrer de forma rápida ou lenta.

Os pais precisam trabalhar esta adaptação o quanto antes. O cenário não é favorável para a criança, que se vê de repente no meio de muitas pessoas estranhas, crianças que não conhece e novas regras às quais precisa se adaptar.

Para tornar este momento menos complicado para os filhos e para os pais, vamos dar 4 dicas para que tudo acabe da melhor forma.

Adaptação na primeira vez

1. Um bebê de até 9 meses guarda as novas informações na mente na forma de registros emocionais. Por isso, é fundamental que a adaptação nesta fase seja tranquila. Do contrário, seu filho pode ficar com medo de querer ir à escola novamente.

Neste período, é preciso que um dos pais esteja disponível para participar da adaptação. Uma boa ideia é levar para a creche itens que tenham o cheiro do quarto dele.

Você vai precisar observar se seu filho está se brincando normalmente, se alimentando e dormindo bem. Isto indica que a adaptação está acontecendo de forma positiva.

2. Caso seu filho já tenha passado da fase de bebê, você precisa envolvê-lo no processo de adaptação. Diga que ele já está crescendo e que precisa de espaços maiores para brincar e que precisa conhecer outras crianças, fazer novos amigos e aprender coisas novas. Introduzir estas ideias é fundamental.

Leve-o para ajudar na compra do material escolar, pois isto estimula sua curiosidade com o novo. Mas não se esqueça de adaptá-lo às condições financeiras da família. Não saia comprando tudo o que ele quer. Dê opções caibam no orçamento.

No entanto, não toque muito no assunto antes de iniciar as aulas. Os pais precisam ficar atentos para que esta participação da criança não se torne ansiedade. Se for possível, leve-o para conhecer a escola um pouco antes de começar as aulas.

Adaptação na mudança de escola

3. Em geral, o processo de adaptação à mudança de escola é mais fácil, pois a criança já está acostumada com o ambiente e suas regras. Isto não quer dizer que não é preciso ter atenção. Elas enfrentarão a separação de amigos, dos professores, da sala de aula e até da escola antiga.

Isto tudo pode ser muito doloroso. Inclusive porque criar integração com um grupo novo, já formado, muitas vezes, é um desafio bem grande. Os pais precisam estar presentes física e emocionalmente nestes casos.

Mostre para seu filho que o contato com os antigos amigos não será perdido. E que esta é uma oportunidade de aprender coisas novas e aumentar sua rede de amizades.

4. Uma dica legal é contar para seu filho o que irá encontrar na nova escola. Fale sobre a nova turma, a nova professora ou o que ele irá aprender no próximo ano. Isto o deixará estimulado e curioso.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!