Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Você sabe o que é afinação?

afinação-instrumentos-voz-corda

Para que uma música seja tocada e cantada de forma correta é preciso que haja afinação, tanto nos instrumentos, quanto na voz. Mas você sabe o que é a afinação e que como ela funciona?

Entenda o que é afinação e a importância que ela possui dentro da música e fique por dentro desse conceito essencial no mundo da música!

O que é a afinação?

A afinação é o processo que existe na música para deixar os sons da notas dentro da frequência cerca para cada uma. Esse processo precisa acontecer com diversos instrumentos, como os de corda, por exemplo.

Além disso, é possível e necessário contar com a afinação mesmo que você esteja trabalhando com instrumentos de diferentes timbres em uma mesma ocasião. A corda Mi do violão precisa ter a mesma afinação da corda Mi do baixo, que também precisa ter a mesma afinação da corda Mi da guitarra.

O mesmo acontece com o piado, violino, violoncelo e outros instrumentos que dependem do processo de afinação.

No exemplo acima, todos são instrumentos de corda, mas cada um possui uma sonoridade particular, com timbres diferentes. Isso não vai prejudicar a afinação, pois quando tocados em conjunto as notas estarão na mesma frequência e o resultado será afinado.

O mesmo precisa acontecer quanto à voz, porém nesse caso o processo é diferente, já que se está falando de um instrumento humano. Veja logo abaixo como ocorre a afinação da voz.

A afinação na voz acontece como?

A afinação da voz ocorre de maneira diferente da afinação dos instrumentos. Isso porque, uma voz estar afinada ou não, não diz respeito às cordas vocais, mas sim ao controle do cérebro.

Quando uma pessoa canta com afinação, ela está fazendo isso porque o cérebro está treinado a identificar a frequência das notas e a reproduzir o som de forma correspondente.

Portanto, nesse caso somente a prática e o treino é que vão fazer uma voz ser afinada e conseguir acompanhar normalmente instrumentos em harmonia e sem destoar.

Considerações finais

Portanto, como você viu, a afinação é algo indispensável na música. Sem que todos os instrumentos utilizados em uma canção estejam afinados, o resultado obtido não vai ser o adequado.

Para que a harmonia da música seja formada, com a melodia e o ritmo, a frequência de cada nota deve ser respeitada, servindo também para a voz, é claro.

Portanto, sempre antes de tocar qualquer instrumento, mesmo que você esteja aprendendo, é essencial garantir que ele esteja devidamente afinado para que seu ouvido já comece a se acostumar com o som correto de cada corda e cada acorde.

Ademais, no canto, o aquecimento e exercícios para praticar a afinação são questões importantes e que sempre merecem atenção para que os sons emitidos sejam confortáveis e harmônicos com o que se espera.

Assim, vai ser possível executar qualquer música, porque as notas estarão padronizadas e, unidas ao conjunto de instrumentos, resultará na vibração das mesmas frequências, mesmo que com variação de timbre e notas na melodia.

FÍSICA E MÚSICA


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!