Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Arte Autêntica

arte-autentica

Como estudiosos sabem que uma obra de arte é autêntica?

Desde a época de Walter Benjamin, autor da obra “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, escutamos falar com frequência que a obra de arte (quadro, pinturas, músicas etc.) deixou os grandes museus e acervos e passou a ocupar diversos ambientes, como a web, por exemplo, a partir de sua reprodutibilidade.
Hoje, é fato que uma grande maioria de pessoas tem acesso a letras musicais que antes eram apreciadas por apenas algumas pessoas. E isso pode ser feito na web, ambiente que congrega os mais diversos tipos de artes. Todavia, faz-se fundamental fazer-se uma pergunta: nesse cenário, como os estudiosos sabem que uma obra de arte é autêntica? Caso também carregue essa curiosidade e deseje matá-la, continue a leitura. Aqui, buscamos respondê-la.

A autenticação de uma obra de arte

A primeira coisa que precisa saber é que não é nada fácil para os peritos se certificarem que uma obra de arte é realmente autêntica, original, uma vez que hoje é possível construir uma obra similar as de Leonardo da Vinci, por exemplo, sem que ela se mostre, em um primeiro olhar ou mais, de maneira falseada.
Mas isso não quer dizer que é impossível. É colocado em questão uma série de elementos em relação à obra e esses elementos são analisados em conjunto, segundo especialistas.
A seguir, conheça os fatores que são analisados para saber se uma obra é realmente original:

Padrões das pinceladas

Cada artista desenvolve sua arte de maneira peculiar. Para isso, adota, muitas vezes, padrões de pinceladas, em se tratando de pinturas. E esses padrões são analisados no momento em que se busca verificar a autenticidade de uma obra de arte.

Assinatura do artista

Na verificação de autenticidade de uma obra é também analisada a assinatura do artista. O que geralmente acontece é a comparação de obras do referido artista, bem como de sua assinatura, com o objetivo de verificar se este último segue um padrão de identificação.
Esse trabalho é realizado, comumente, por profissionais altamente especializado na análise de assinaturas.

Material utilizado

Também se analisa o material utilizado na obra de arte, com o objetivo de verificar se ele, por exemplo, já existia na época em que a obra foi concebida.
Esse é, na verdade, um dos principais fatores na verificação da autenticidade de uma obra de arte. Caso o material seja de origem histórica duvidosa, chega-se à conclusão que a obra pode não ser autêntica.

Avaliação de um artista/pintor

Além da avaliação do perito, busca-se contar com uma segunda avaliação, geralmente a de um artista ou profissional, o qual deverá acionar a sua experiência para verificar a autenticidade da obra.
Comumente, um artista conhece os traços de pinturas, pinceladas, tendo conhecimento acerca das principais obras de artes que conduzem até hoje o fazer artístico de muitos deles.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. A boa notícia é que pode acessar nosso blog e favoritá-lo, para que assim possa acompanhas as nossas publicações mais de perto.
Por que não faz isso agora mesmo?

FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!