Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Arte e Comunicação

arte e comunicação

Entenda como os dois podem se relacionar

As manifestações artísticas sempre tiveram em si um objetivo. Seja como a concretização da própria liberdade do artista ou mesmo como forma de uma crítica à sociedade. A arte transforma o ser humano, principalmente em sua forma de comunicação, tanto consigo mesmo quanto com as pessoas e o mundo ao seu redor.

Como resultado, as pessoas que entram em contato com essas manifestações e adicionam esse universo em sua vida, presenciam mudanças de hábitos e comportamentos. O sujeito envolvido com a arte aperfeiçoa as suas capacidades de comunicação. Características como excesso de timidez são trabalhadas diminuem ou mesmo desaparecem.

Selecionamos maiores informações sobre o assunto, veja como esse processo de mudança pela arte ocorre.

Como exerce influência nas habilidades de comunicação

Para praticar a arte é preciso estudar, na maioria das vezes, o indivíduo precisa de aulas para aperfeiçoar seus talentos e aprender o aspecto teórico das manifestações artísticas. Isso ocorre em conjunto e, enquanto aprendem a praticar, essas pessoas realizam trocas entre si, sobre o que fazem e o que são.

Tenhamos como exemplo as aulas de teatro, que exigem extrema manifestação pessoal de um indivíduo. No momento da atuação, as habilidades de interação social são necessárias para alcançar os personagens em construção. A comunicação e o contato com o outro indivíduo serão práticas cotidianas entre os artistas aprendizes.

Como ajuda com a diminuição da timidez

A comunicação com o outro e a habilidade de interagir socialmente podem ser aprendidas e desenvolvidas. Não são características imutáveis do ser humano, pelo contrário. As pessoas com maior timidez conseguem melhorar essas capacidades de interação social e comunicação com o outro ao seu redor.

As pessoas com altos índices de timidez possuem uma grande dificuldade de se expressar. Porém, isso é algo facilmente trabalhado, pois enquanto seres humanos temos a capacidade de aprender habilidades de interação social. Será preciso se arriscar para desfrutar de tudo que a arte tenha a oferecer.

Como desperta novas amizades e traz autoconfiança

A própria experiência de estar em sala de aula, adquirindo conhecimentos como teatro, dança e música, proporciona contato com uma diversidade de pessoas. Por consequência, novas amizades são formadas a cada etapa, pois cada vez mais as trocas são mais significativas, tanto pessoais como em relação ao que estão aprendendo.

Nesse contexto, podemos também envolver a autoconfiança, pois para manifestar essas artes, o indivíduo precisa desenvolver autoconhecimento e autoconfiança. Deve ter a certeza da própria capacidade para realizar aquilo que deseja com excelência.

Um jovem que seja cheio de dificuldades, como por exemplo baixa autoestima, timidez, entre outros, adquire ferramentas para entender mais sobre si e os outros. Isso é necessário para se formar como artista e as consequências no crescimento pessoal são muitas.

Viu como essas experiências são importantes? A arte e a comunicação podem sim se relacionar de forma extraordinária. A prática de aprender mais sobre ela nos traz várias experiências importantes enquanto ser humano. Quando estamos dispostos a aprender e praticar a arte temos o despertamento de nosso potencial enquanto seres sociais.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!