Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

ARTE E SOCIEDADE

Arte e Sociedade

De que forma a arte influencia no comportamento da sociedade?

Na arte traduzimos não apenas uma porção de nossa subjetividade individual, mas também imprimimos algo do tempo em que vivemos. Seja este detalhe voluntário ou não, o fato é que a arte é um registro histórico e pessoal da experiência humana. Produzida através de um ou mais indivíduos, muito frequentemente ela possui clara dimensão social. É neste sentido que cumpre esclarecer de que forma a arte influencia no comportamento da sociedade. Podemos começar dizendo que o próprio conceito de obra de arte pode ser considerado uma construção social.

Isto acontece, porque ela nunca está isolada no tempo e espaço. Ela dialoga com a audiência, por vezes estabelecendo um desafio claro às preconcepções do interlocutor. Em última instância, pode-se discutir através de uma obra até mesmo a forma e o papel que a própria exerce no mundo. Afinal, ela é mais do que reproduzir o que se vê, ou expressar uma condição íntima. As artes desvelam a relação do autor com a sociedade, e por vezes, a forma como é recebida diz muito. Neste caso, sobre aquele que a interpreta.

De que forma a arte influencia no comportamento da sociedade: expressão e valores na música

A arte como via de expressão é algo universalmente reconhecido. Neste tocante muitas vezes estaremos falando de expressões ligadas aos movimentos de caráter político e social. Pense no rap norte-americano, que surge como denúncia da condição negra periférica daquela sociedade. O nosso tropicalismo não era menos político, batendo de frente com temas da moral e comportamento tradicionais.

Este é um caso particular em que também a estética musical era tratada de forma revolucionária. Enquanto o Brasil vivia os anos sombrios da ditadura, artistas como Geraldo Vandré reverberavam em suas canções a resistência social. É claro que os fenômenos contra-hegemônicos e a favor da liberdade não eram exclusividade nacional. Nos EUA músicos como Bob Dylan, Bruce Springsteen e Nina Simone aliaram sua voz a movimentos importantes da sociedade.

Cinema e literatura

O cinema é outra expressão artística onde podemos encontrar esta relação. O grande ditador (1940) de Charlie Chaplin, por exemplo, satirizava de modo aberto o nazismo, o fascismo e seus líderes. Igualmente a literatura é rica em exemplos. Os miseráveis, de Victor Hugo, ou Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, fazem um recorte de seu tempo. Portanto, a arte pode ser crítica e denunciar os sofrimentos de um povo. Ela pode ser o clamor por esperança de dias melhores. Com isso ela desperta e mobiliza o corpo social. É claro que há ainda outros papéis que ela pode exercer.

Terapia e educação

A arte influencia no comportamento da sociedade também através da educação. É relativamente comum que ela sirva de apoio ao aprendizado tradicional. Afinal, cada indivíduo possui aptidões próprias, que podem facilitar ou dificultar a assimilação de conteúdo. Através da arte podemos explorar quesitos visuais, auditivos e líricos que potencializam a educação.

Sabemos hoje que certas ferramentas como a música podem melhorar a atenção e a capacidade de memorização dos estudantes. É na escola inclusive que muitas pessoas irão começar a travar contato com as diferentes formas de arte existentes. Lembremos ainda que ela pode exercer função terapêutica, ajudando diferentes pessoas a acessar suas emoções, memórias e conhecimentos.

Quando nos perguntamos de que forma a arte influencia no comportamento da sociedade, devemos esperar uma resposta abrangente. Pois ela pode nos educar e aliviar as angústias da vida cotidiana. De igual forma tem o poder de influenciar o nosso comportamento, gosto estético e denunciar as mazelas sociais. Ela pode ser, assim, resistência e esperança para um povo. Não menos relevante é seu papel educacional e terapêutico. Colocando de modo resumido tudo aquilo que foi dito: a arte é um fazer humano e social. É feita por pessoas, e tem o poder de revelar e influenciar as nossas visões de mundo.

 

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!