Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Por que o assistente social precisa estar preparado para as mudanças da sociedade?

social-sociais-profissional-sociedade-trabalho-mudança-sabra

A sociedade está em constante mudança, pensamentos e concepções que eram considerados modernos demais hoje são parte do conhecimento de todos. Diversos avanços são percebidos em várias áreas, como medicina, tecnologia, entre muitas outras. Hoje, para um profissional, seja qual for o campo de atuação, é necessário que a atualização e o estudo sejam algo constante para construção de sua carreira.

Os profissionais das ciências humanas também estão inseridos nesse contexto de mudança. Assim como qualquer especialista, o assistente social também deve estar sempre atualizado. Isso é devido, principalmente, ao fato de que seu trabalho envolve contato direto com diversos indivíduos e realidades sociais. Porém, sabe-se que muitos aspectos estão envolvidos. Afinal, por que o assistente social precisa estar preparado para as mudanças da sociedade? Quer entender melhor? Acompanhe!

O que faz o assistente social?

Antes de tudo, é preciso entender o que implica ser um profissional de serviço social, que trabalha em prol de manter o bem-estar psicológico, social e físico das pessoas. E o que talvez poucos saibam é que ter acesso ao profissional do serviço social é um direito de todo cidadão. Por essa razão, é tão importante que ele atue visando atualização e excelência para atender a toda a sociedade.

Qual o seu campo de atuação?

Garantir o bem-estar da população significa que ele é responsável por planejar e executar projetos ou programas sociais e políticas públicas que colaborem para combater às desigualdades sociais. Problemas como fome, falta de habitação, abandono de menores, população carcerária, entre outros, são exemplos de seus interesses.

Para promover mais justiça e igualdade entre as pessoas, esse profissional tão importante atua tanto em órgãos governamentais como no setor privado, e até como autônomo, prestando consultoria. O seu ofício nesses locais é acompanhar e fiscalizar recebimento de benefícios, ajudar a população no acesso à saúde e à educação.

Como o profissional deve estar preparado para as mudanças da sociedade?

Como já dito, é um trabalho que implica em colaborar para o fim das desigualdades. Por isso, o assistente social deve estar em constante estudo em relação à necessidade de determinado grupo. Deve estar atento às transformações em relação à formação das famílias atuais e seus diversos contextos. Deve entender quais são as necessidade coletivas e específicas dos grupos sociais.

Saber, por exemplo, que os adolescentes e estudantes em geral são acometidos por diferentes males no campo psicológico, diferente das gerações anteriores, ou entender também as transformações sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho.

Com cada vez mais implementação das tecnologias nos modos de produção, o profissional do serviço social precisa manter a atualização também nesse segmento. Para isso, a busca pelo aprendizado e pela compreensão das atualidades são indispensáveis.

Saiba que é de grande relevância entender o papel desse indivíduo, que contribui tanto para o corpo social, e o quanto ele deve estar preparado para as mudanças da sociedade. Se gostou, acompanhe os outros artigos e procure saber mais sobre o nosso trabalho. Não deixe de entrar em contato caso tenha interesse ou queira colaborar conosco!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Criança e Desenvolvimento Social

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!