Como as atividades lúdicas influenciam no processo de aprendizagem das crianças?

Jogos e brincadeiras são partes importantes da infância, podemos dizer inclusive que são inerentes a este universo. Os seus impactos no desenvolvimento das crianças são vastos, pois englobam desde a esfera cognitiva, até a motora e afetiva. Aos educadores cabe entender como as atividades lúdicas influenciam no processo de aprendizagem das crianças.

Os aspectos ligados ao brincar socializam os estudantes pequenos ao mesmo tempo em que proporcionam satisfação e prazer no educar. Além do desenvolvimento da capacidade de imaginação, atenção e memorização, a ludicidade das práticas envolvidas é um canal de expressão.

Deste modo permite que a criança comunique até mesmo as angústias e necessidades que não conseguiria através das palavras. Assim, o caráter de tais atividades não é, como muitos pensam, voltado à disputa, separando vencedores de perdedores. A cooperação, por exemplo, é muito mais presente e relevante neste contexto.

O desenvolvimento cognitivo infantil

Ao interagir com o meio nós vivenciamos um processo contínuo de formação biopsicossocial. A infância é momento privilegiado desta jornada. Muitos especialistas reconhecem que durante esta fase há quatro estágios de desenvolvimento.

Até os dois anos de idade, temos a evolução sensório-motora. Na segunda etapa, de 2 a 7 anos, o pré-operatório. Até os 12 aprendem-se operações concretas e acima desta fase as operações formais. Todos estes momentos são impactados pelos procedimentos e diversões lúdicas. O primeiro, de assimilação, tem nos jogos e brincadeiras um estímulo particular ao desenvolvimento motor.

Já na fase pré-operatória a criança começa a desenvolver a linguagem, onde o jogo simbólico e as fantasias desempenham papel central. Nas regras concretas é o momento de aprender normas e ordenação espaço-temporal.

A partir de então as atividades tornam-se mais elaboradas. Na última etapa, por fim, culminamos no ápice do desenvolvimento cognitivo. É quando as atividades devem conter abstração e pensamentos hipotético-dedutivos.

Jogos e brincadeiras: construindo o lúdico

Durante as fases que constituem o desenvolvimento infantil os jogos e brincadeiras oferecem suporte para que o processo seja pleno. Especialmente na faixa pré-escolar o reforço garante uma evolução harmoniosa e consciente das capacidades infantis. Na prática é muito comum que as brinquedotecas exerçam papel importante na vivência do lúdico.

Com o tempo a brincadeira organizada toma o lugar dos objetos. É ao lidar com regras que novos conhecimentos podem ser construídos. Muitos dos quais ocuparão papel importante no desempenho escolar. Afinal, os pequenos são levados a observar e interagir com o mundo que os cerca. O que nos leva a outro elemento de importância para entender como as atividades lúdicas influenciam no processo de aprendizagem das crianças. Trata-se da criatividade.

Construindo o conhecimento e despertando a criatividade

Fica latente nesta breve análise que brincadeiras, jogos e outras práticas afins têm impacto físico e intelectual nas crianças. Há, portanto, um desenvolvimento integral, que não exclui aspectos como afetividade e sociabilidade. É também através deste processo que estimulamos o pensar. Como as atividades lúdicas influenciam no processo de aprendizagem das crianças devemos considerar ainda o seu impacto futuro.

Afinal, com a adição do simbólico e da fantasia criamos uma situação ideal para despertar a criatividade. As leituras não convencionais de mundo estão estritamente ligadas à capacidade de autonomia e expressão. Tais aptidões moldarão a forma como o indivíduo relaciona-se com o mundo ao seu redor. Uma característica que, no futuro, contribuirá para a construção de conhecimentos autônomos e originais.

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