Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como está a saúde e o bem-estar dos brasileiros?

bem-estar-brasileiro-saude

Já se passou pouco mais de um ano do começo da pandemia mais inesperada de todos os tempos. Agora, a maioria dos países inicia suas campanhas de vacinação e, como consequência disso, as populações começam a projetar um recomeço: como será a vida após a covid-19?

Antes de projetar o futuro, no entanto, é fundamental entendermos o presente. Como está a saúde e o bem-estar dos brasileiros neste momento?

Para chegar a essa resposta um estudo foi conduzido pelo Ipsos, terceira maior empresa de inteligência e pesquisa de mercado do mundo, em parceria com o Global Institute for Women’s Leadership.

Vamos conferir os seus principais resultados?

Saúde e bem-estar dos brasileiros no momento atual

Os números apontam que mais de 50% dos brasileiros querem incluir em seu dia a dia atitudes que resultem em melhoria do bem-estar e saúde. O número, de 57%, está acima da média global, de 48%. No entanto, ainda está abaixo da Índia (60%), Malásia (62%), África do Sul (68%), México (69%) e Peru (73%). Por outro lado, apenas 19% dos brasileiros apontaram que não devem procurar atitudes que visem essa melhoria após o final da pandemia; e 12% acreditam que qualquer mudança é pouco provável.

Música e saúde

Bem-estar como sinônimo de trabalho e mais tempo com quem se ama

Quando o assunto é passar mais tempo com a família e, consequentemente, menos tempo trabalhando, 44% dos entrevistados querem que a tendência se torne realidade após a crise da covid-19. Para 37% dos brasileiros entrevistados trabalhar menos e passar mais tempo em relações familiares é algo desejado. Outros 27% acreditam que nada deve mudar nesse sentido no período pós-pandêmico.

Como consequência da crise sanitária e econômica que assombra o Brasil, 44% dos brasileiros estão preocupados com um possível desemprego, enquanto 23% acham que a situação deve permanecer como está e apenas 7% veem como pouco provável perder o emprego.

CONCENTRAÇÃO E MÚSICA

Bem-estar como sinônimo de saúde mental e emocional

Já quando o bem-estar vem relacionado com saúde emocional e mental, infelizmente é possível afirmar que ela piorou consideravelmente desde o início da pandemia.

Outra pesquisa conduzida pelo Instituto Ipsos, dessa vez encomendada pelo Fórum Econômico Mundial apontou que 53% dos entrevistados brasileiros notaram queda na saúde e bem-estar mental desde o início da pandemia. A porcentagem é uma das mais altas considerando a média de outros 30 territórios pesquisando, ficando atrás apenas da Turquia (61%), Chile (56%), Hungria (56%) e Itália (54%).

A pesquisa já havia sido conduzida anteriormente, no início da pandemia. Na época, 41% dos entrevistados do Brasil já relatavam sintomas como insônia, ansiedade ou depressão decorrente do período. Outra pesquisa conduzida pela Fiocruz em parceria com 6 universidades mostrou que sentimentos de depressão e tristeza estavam em 40% dos adultos brasileiros, assim como nervosismo e ansiedade chegaram a afetar mais de 50% deles.

A quantidade de brasileiros que apontou melhora no bem-estar mental e emocional, no entanto, é baixa: de apenas 13%. Espera-se, no entanto, que a normalidade seja atingida até o fim deste ano, com a vacinação em massa.

 

Como a internet ajudou os músicos em tempos de pandemia


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!