Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Quais os benefícios da educação musical infantil?

Música

A música é uma arte que encanta a todos, seja em qual cultura você esteja inserido ou a idade que você tiver. Quando o mundo da música é introduzido ainda na infância, ela é capaz de trazer benefícios e transformações para a criança que ela carregará por toda a vida.

Por isso, listamos aqui alguns dos inúmeros benefícios da educação musical infantil. Confira no texto a seguir!

Disciplina

Através do contato com a música, a criança compreenderá a importância de manter o foco e praticar insistentemente a teoria ou o instrumento musical. Dessa forma ela terá consequências gratificantes na vida adulta, em troca de seu esforço e dedicação durante a infância.

Desenvolvimento Neurológico

É cientificamente comprovado que a música na infância tem uma contribuição significativa para o desenvolvimento neurológico da criança. Através do estudo da música, ou mesmo através da escuta, a criança trabalha e desenvolve diferentes áreas do cérebro, favorecendo funções neurológicas como atenção, concentração, memória, etc.

Desenvolvimento em Matemática

Mesmo quem tem um breve contato com o universo da música sabe que, em sua estrutura, temos matemática pura. Estudando as escalas musicais, exercitamos nosso raciocínio lógico, de forma que, através dos números, podemos tirar e produzir as mais belas canções. Assim, a partir da música, o aluno certamente terá maior rendimento em matérias que se utiliza raciocínio lógico, como a matemática.

Socialização

A socialização que a educação musical infantil proporciona para a criança é algo grandioso e transformador. O contato com os colegas e professores gera um sentimento de grupo, proximidade, confiança e cumplicidade importantes para essa etapa da vida.

Melhora no Aprendizado

Com os inúmeros aspectos e áreas que se trabalha na música com a criança, podemos dizer que uma melhora no aprendizado é inevitável. Além de treinos que desenvolvem funções cognitivas de atenção, concentração e memória, a música ensina a criança a superar dificuldades, estimulando-a a persistir e se aperfeiçoar. Dessa forma, a melhora no desempenho escolar acaba sendo uma notável consequência da educação musical infantil.

Aumento de autoestima

A gratificação da criança em obter conhecimento teórico, prático e poder produzir sons em harmonia com outros colegas gera um aumento inevitável da sua autoestima. Isso é muito necessário nessa etapa da vida, para que a criança possa se desenvolver bem em outras áreas significantes em sua vida, obtendo, assim, tanto saúde física quanto mental.

Salientamos ainda a importância dos pais em se envolverem nesse processo, demonstrando interesse no aprendizado musical da criança e valorizando cada etapa.

Coordenação Motora

Os ganhos que uma criança tem a respeito da sua coordenação motora através da educação musical são incalculáveis e, certamente, ela levará esses ganhos para toda a vida em inúmeras outras atividades além da música.

Já obtemos melhoras na coordenação motora simplesmente aprendendo a pegar um instrumento da maneira correta. Quando temos que manejar um instrumento com duas mãos, como em um piano ou um instrumento de corda, em que cada mão faz um movimento distinto para produzir um som, exercitamos tanto os músculos da motricidade grossa quanto os da motricidade fina.

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!