Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Breve história da música sertaneja

musica-sertaneja

O sertanejo é um gênero musical tipicamente brasileiro e um dos mais famosos do país. Seja em seu estilo raiz, romântico ou universitário, ele consegue conquistar diversas gerações e permanece fazendo sucesso ao longo dos anos.

Mas qual é a origem desse gênero? Continue lendo e saiba tudo sobre a história do sertanejo!

Sertanejo raiz: o início de tudo

Não é à toa que a palavra sertanejo vem de sertão. Foram nas áreas rurais que esse gênero começou a surgir, quando trabalhadores de fazendas e tropas de gado se reuniam ao fim do dia para comer, beber e contar histórias, geralmente em torno de uma fogueira e acompanhados de uma viola.

Inspirado por essas modas, o pesquisador, jornalista e escritor Cornélio Pires decidiu gravar um disco com fragmentos de músicas típicas do interior paulista, de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Lançado em 1929, a obra esgotou-se rapidamente nas lojas, marcando o início oficial do gênero.

Nessa época, as composições eram muito relacionadas à vida no interior, passando por questões como as paisagens bucólicas e as diferenças da realidade urbana. Algumas duplas conhecidas eram, por exemplo, Mandi e Sorocabinha, Mariano e Caçula e Tonico e Tinoco.

Suas composições eram normalmente chamadas de música caipira, mas, hoje, são classificadas como sertanejo raiz. Além desta, outras três fases principais de sertanejo surgiram ao longo dos anos, trazendo ritmos, instrumentos e temas diversos para o gênero já conhecido.

Sertanejo de transição

A partir de 1945, a música sertaneja inicia uma fase chamada de transição, que se caracterizou pela adoção de novos instrumentos.

Além da tradicional viola, a harpa e o acordeão foram introduzidos para dar um pouco mais de conservadorismo às canções, assim como novos ritmos. Os temas, no entanto, ainda focavam no dia a dia dos cantores e de seus conhecidos.

Alguns artistas de referência dessa fase são Cascatinha e Inhana, Sulino e Marrueiro, Tião Carreiro e Irmãs Galvão.

Sertanejo romântico

Os anos 1960 trouxeram a fase romântica do sertanejo, famosa até hoje. Com um apelo à modernidade, os artistas passaram a buscar um ritmo jovem, mais próximo da balada, e incluíram instrumentos variados, como a guitarra elétrica do rock e alguns outros de orquestra.

O principal tema, como o nome já diz, era o amor. Foi nesse período que surgiram clássicos como “Fio de cabelo” e “Evidências”, da dupla Chitãozinho e Xororó. Outros cantores que marcaram essa fase foram Milionário e José Rico, Leandro e Leonardo e Zezé Di Camargo e Luciano, por exemplo.

O gênero passou a ser apresentado em rodeios, rádios e programas de TV, sendo muito explorado comercialmente, sobretudo a partir da década de 1980.

Sertanejo universitário

Atualmente, o sertanejo universitário é um dos mais populares do país. Com início nos anos 2000, essa fase se caracteriza pelos ritmos dançantes e mais urbanos, além de temas contemporâneos que remetem ao amor e à traição.

Isso sem contar com as combinações com outros estilos, como axé-nejo, funk-nejo e arrocha, que se popularizaram nesse período.

O título de universitário faz menção à idade dos cantores e de seus fãs, normalmente mais jovens. Diversos artistas já se destacaram nessa fase, por exemplo, Gusttavo Lima, Michel Teló, Luan Santana e Marília Mendonça.

Quer saber mais sobre gêneros musicais? Então continue lendo nosso blog!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!