Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Cantar para os deuses: saiba como a música sempre fez parte de toda a evolução humana

cantar-canto-voz-evolução

A música é uma das tantas artes que expressam a alma, sendo considerada como uma das formas de expressão mais importantes da nossa história.

Em termos práticos e gerais, é definida como o encontro da harmonia através de diferentes tipos de sons, ritmos, melodias, letras e vozes.

Além disso, a música contém o poder de nos transportar para outros lugares, de nos despertar memórias e de nos proporcionar emoções primordiais para o nosso viver.

Portanto, entender como se deu o seu surgimento e como a música se fez presente até os dias de hoje é fundamental para entendermos a sua importância em nossa história.

Vem com a gente!

O SURGIMENTO DA MÚSICA NA MITOLOGIA GREGA

Uma das principais explicações sobre o surgimento da música se encontra nos primórdios da mitologia grega.

De acordo com a lenda das 9 musas, Zeus e Mnemósine, a Deusa da memória, passaram 9 noites juntos, o que resultou na origem de 9 musas diferentes.

As deusas, dessa forma, eram conhecidas como o próprio cantar, e traziam em suas melodias as memórias cantadas sobre a vida dos deuses, sobre a origem do mundo e sobre suas glórias.

Por isso, o canto das musas era considerado como o canto do não esquecimento.

Além disso, existia uma grande musa da música, conhecida como Euterpe. Esta representaria então a ciência da música e era representada como uma flauta.

A MÚSICA AO LONGO DA EVOLUÇÃO HUMANA

Para além da mitologia grega, a música sempre esteve presente ao longo de toda a evolução humana.

Durante a Pré-História, surgiram ações sonoras baseadas em observações de fenômenos vindos da natureza, como os trovões, a comunicação entre os animais, o quebrar das ondas, entre outros.

Já no Antigo Egito, a música estava relacionada com a religiosidade da época, pois acreditavam que essa forma de arte era uma invenção do deus Troth para civilizar o mundo. Utilizavam de harpas, instrumentos de percussão, cítara e flautas.

Na Grécia Antiga, a música era o elo na relação dos seres humanos com as divindades. Durante a Idade Média, a música foi fortemente utilizada pelos cultos católicos devido ao domínio da Igreja Católica na época. Já no Renascimento, a música se desprende dos costumes da igreja e se relaciona também com a cultura da época, pautadas na razão, na ciência e no conhecimento do ser humano.

Portanto, foi no Renascimento que a música ganhou características mais universais, tendo o marco nesse período da polifonia, conhecida como a combinação simultânea de quatro ou mais sons.

Ao longo do movimento barroco surgem as óperas e orquestras, momento marcante para a história da música. Já na era do Classicismo, a música ganha objetividade, clareza e equilíbrio. A partir do Romantismo que a música ganhou qualidades como a liberdade de composições, a fluidez e o aspecto emocional fortemente presente nos dias atuais.

Por fim, foi a partir do século XX que a música se revoluciona e ganha cada vez mais destaque com o surgimento do rádio, trazendo consigo histórias, artistas e expressões musicais que marcaram a nossa história para sempre.

Mitologia Grega


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!