Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Aula de canto: vale a pena colocar seus filhos?

canto-aulas-criança-desenvolvimento

Inserir aulas de canto na rotina dos filhos é um ótimo investimento em muitos aspectos da vida da criança, desde socialização, até em questões de desenvolvimento e aprendizado.

Vamos conhecer 5 motivos pelos quais vale a pena colocar o seu filho em aulas de canto desde cedo. A educação musical, de forma geral, é uma grande aliada no desenvolvimento pessoal e cognitivo de qualquer criança.

1 – A música é uma área interdisciplinar

Aprender a cantar e se familiarizar com o mundo musical vão muito além do que parece. A música é uma ferramenta que permite o acesso a várias outras áreas e disciplinas, graças a sua linguagem que gera aproximação e interesse.

Muitas escolas de educação infantil, por exemplo, usam a música e o canto como maneira de acessar os alunos e facilitar o aprendizado de conteúdos curriculares.

2 – Cantar colabora com o desenvolvimento cognitivo das crianças

Vários estudos já demonstraram que o contato com a música desde cedo é um fator que colabora de maneira positiva para o desenvolvimento neurológico das crianças.

Esses trabalhos apontam que são muitos os ganhos do contato com a música desde cedo em relação às funções executivas do cérebro: memória, controle aprimorado de atenção, melhor capacidade de organização e de planejamento de metas e atividades em longo prazo, etc.

Essas habilidades são consequência da demanda de foco e concentração que aprender a cantar exige, além do estímulo auditivo e de ritmo gerado durante esse aprendizado.

3 – Aulas de canto exigem disciplina

Os benefícios de manter a disciplina e o foco nos objetivos é inegável, em qualquer fase em que a pessoa esteja na vida. Então desenvolver essa capacidade desde cedo só pode trazer benefícios para as crianças.

As aulas de canto ajudam as crianças a terem um objetivo e a se organizarem em uma rotina disciplinada para alcançá-lo, visto que é uma tarefa que exige dedicação e persistência.

4 – Cantar aumenta a sua percepção corporal

Embora muita gente nem imagina, cantar também pode melhorar a relação da criança com o próprio corpo. Isso devido ao fato da aula de canto fazer as crianças sentirem suas cordas vocais e se preocuparem com a sua postura corporal na hora de praticar.

É um momento de foco total onde o modo como a criança se coloca, como sua postura se apresenta e como ela respira influencia diretamente a atividade. Por isso, as aulas de canto podem ser grandes aliadas para autopercepção.

5 – Aulas de canto ajudam a manter a concentração

O mundo está cada vez mais agitado e com múltiplas demandas e distrações. As crianças, com tantas telas, estão sentindo dificuldade de focar em uma única tarefa de maneira efetiva. As aulas de canto podem ajudar a formar pessoas mais focadas, já que no momento da aula a atenção é totalmente voltada para a atividade.

Invista no futuro do seu filho

Colocar seu filho ainda criança em aulas de canto irá ajudá-lo a desenvolver inúmeras competências e habilidades, como vimos acima. Certamente é uma excelente maneira de desmontar o seu afeto e o seu carinho, dando possibilidades de crescimento para os pequenos.

BENEFÍCIOS DE ESTUDAR MÚSICA.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!