Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Quais são os instrumentos tocados na capoeira?

capoeira-intrumentos-tocados-áfrica-brasil

A capoeira surgiu em solo brasileiro no século XVI, entre os negros escravizados vindos da África. Mais do que um tipo de luta para defesa pessoal, é uma dança que envolve movimentos corporais e, principalmente, a musicalidade.

Já que a música tem tanta importância na capoeira, hoje vamos falar especialmente sobre os instrumentos que são tocados pelos participantes. E são vários! De origem afro-brasileira, eles acompanham as músicas típicas e criam a cadência e o ritmo necessários para a movimentação dos capoeiristas.

Conheça, a seguir, os instrumentos tocados na capoeira.

Berimbau

O berimbau é tido como o principal instrumento que acompanha a capoeira, podendo até ser usado sozinho. É um arco de madeira composto pela corda de aço, verga e cabaça, Ele é tocado pelo dobrão e pela baqueta, junto com o caxixi.

Esse instrumento foi inserido nas rodas de capoeira apenas no século XIX, apesar de ser um instrumento extremamente antigo. Pode ser de três tipos na Capoeira Angola: Gunga (grave), Médio e Viola (agudo).

Atabaque

Muito usado no candomblé e em danças de origem africana, na capoeira o atabaque acompanha o berimbau Gunga, ambos marcando o ritmo dos jogos.

O instrumento é composto por ripas largas de madeira de lei presas por arcos de ferro. Na parte superior, contém um pedaço de couro de boi curtido e esticado preso por travas, que é tocado com as mãos.

Caxixi

Com influências não só africanas, mas também indígenas, o caxixi nada mais é do que um cestinho de vime com sementes ou pequenas conchas do mar que criam uma espécie de chocalho. Ele é usado junto com o berimbau, preso ao dedo do tocador, e dá outro ritmo ao fio de aço.

Pandeiro

O pandeiro teve origem na Ásia e foi trazido para cá pelos portugueses. O instrumento de percussão é usado no acompanhamento do caxixi e do canto e tem um som mais agudo do que o atabaque. Ele é usado para marcar o compasso e até para enfeitar a música com as chamadas viradas.

Esse instrumento composto por um aro de madeira circular com soalhos, onde se estica a pele de cabra ou bode. Na Capoeira de Angola, podem ser usados até dois pandeiros.

Agogô

Esse instrumento tem origem africana. Além de ser combinado aos sons do berimbau e do atabaque, ele serve como um contraponto rítmico aos dois.

O agogô é composto por um pequeno arco e uma alça de metal que termina em dois cones metálicos de diferentes tamanhos, que produzem dois sons diferentes quando tocados com uma vareta de ferro.

Reco-reco

O reco-reco é, basicamente, um cano de metal tocado por um “palito” de metal. É um instrumento de percussão fina, o que traz uma riqueza de detalhes e de variedade sonora à musicalidade da roda, especialmente quando combinado com as vibrações tão características do agogô.

O reco-reco é encontrado em muitas manifestações culturais afro-brasileiras, o que sugere uma origem também africana.

Ganzá

O ganzá é um tubo feito de metal ou de plástico e tem formato cilíndrico, com tamanho variável. Por ser preenchido com grãos de cereais ou areia, cria uma espécie de chocalho.

Influência Africana


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!