Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Breve biografia de Frédéric Chopin

frederic-chopin-biografia

Se você é um apaixonado por música clássica, ou até mesmo se sabe pouco sobre o assunto, mas é um grande apreciador de arte, provavelmente já ouviu falar no nome de Fréderic Chopin, famoso compositor e pianista polonês.

Chopin é conhecido no meio da música erudita como um dos criadores das peças de caráter tipicamente romântico, além de incluir, em absolutamente todas as suas obras, seu instrumento principal, o piano, como mencionamos anteriormente.

Se você tem curiosidade em conhecer mais sobre a vida deste músico singular e aclamado até os dias de hoje, basta tirar alguns minutos e conferir este conteúdo até o final.

Como tudo começou

Fréderic François Chopin nasceu em 22 de fevereiro de 1810, em Zelazowa Wola, uma pequenina cidade perto de Varsóvia, na Polônia. Ainda muito novo, Chopin demonstrou grande aptidão para as artes, escrevendo poesias e tocando piano sem que houvesse recebido qualquer instrução para isso.

Tida como uma criança superdotada, Fréderic também começou, pouco tempo depois, a compor suas próprias músicas, publicando-as pela primeira vez aos sete anos de idade.

Por conta de seu talento, o menino recebeu uma excelente educação, estudando música com Joseph Elsner, fundador e diretor do Conservatório de Varsóvia. Em 1817, mesmo ano em que publicou sua primeira composição, a mesma foi apresentada publicamente.

Sua história musical

Após uma visita à Alemanha, onde conheceu as composições de Handel, Chopin voltou para Varsóvia e ouviu, pela primeira vez, as composições de Nicolò Paganini. Com isso, o jovem reconheceu que deveria deixar sua região para que outros músicos pudessem lhe conhecer.

Seu destino? Viena, na Áustria. Foi por lá, aliás, que Fréderic compôs o “B Minor Scherzo” e o “G Minor Ballade”, bem como outras obras que expõem muito bem seu desenvolvimento musical tão singular.

A chegada à Paris e anos finais

Aos 20 anos, Chopin desembarca então em Paris, onde rapidamente ganha notoriedade e faz amizade com pessoas influentes da alta sociedade, como músicos, escritores e pintores. No entanto, em pouco tempo ele reconhece que não tinha disposição para se apresentar seguidas vezes em concertos, e que preferia apenas compor.

Nesse período, Fréderic compôs uma de suas mais notáveis obras, a Sonata n°2 em si bemol menor Op.35, ou simplesmente conhecida como “Marcha Fúnebre”.

Os anos seguintes não foram fáceis para Chopin, que entre uma desilusão e outra, se separou de sua melhor amiga e amante, Amandine-Aurore-Lucile Dupin, baronesa Dudevant, também conhecida por seu pseudônimo “George Sand”.

Após uma traição da amada, a saúde de Fréderic se tornou debilitada e o compositor morreu aos 39 anos, em 17 de outubro de 1849, ainda em Paris, vítima de tuberculose.

Entre sua lista de mais famosas composições encontramos:

  • Nocturne in E flat major Op. 9;
  • Etude Op. 10 No. 3 – Tristesse;
  • Piano Sonata No.2 – Marche funebre;
  • Piano Concerto No. 2 – Larghetto;
  • Grande valse brillante in E flat major;
  • Nocturne in E minor;
  • Prelude in D flat major;
  • Barcarolle in F sharp major Op. 60;
  • Cello Sonata – Largo;
  • Minute Waltz.

Gostou de conhecer a história do músico? Compartilhe com seus amigos!

Concertos de piano


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!