Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que é o ciclo das quintas?

ciclo-musica-tecla-nota

No universo musical esse termo é um tanto quanto popular, mas não necessariamente conhecido por todos.

Portanto, o artigo de hoje é sobre o ciclo das quintas, um aspecto sobre as notas musicais que pode te auxiliar quanto ao desenvolvimento da sua música, a fim de torná-la ainda mais harmônica.

Mas afinal, o que significa ciclo das quintas?

A expressão ciclo das quintas corresponde a uma sucessão de notas musicais que são distanciadas por intervalos. De forma mais clara e resumida, esse conceito se aplica em determinadas circunstâncias onde existe a necessidade de se formar escalas maiores e armaduras de clave.

Como exemplo podemos citar a seguinte sequência: F – C – G – D – A – E – B. De acordo com o exemplo, é possível perceber que essa continuidade de notas musicais é constituída por intervalos, que nesse caso são denominados como quinta justa.

Sendo assim, o ciclo das quintas nada mais é do que um conjunto de notas musicais que possuem um certo distanciamento entre si. Mais simples do que você imaginava, não é mesmo?!

Agora você deve estar se perguntando para que serve o ciclo das quintas, certo?

Para saber mais, continue acompanhando a leitura!

Qual é a função do ciclo das quintas?

Uma das funções desse conceito está relacionada à sonoridade que causa na música, que se torna mais agradável e suave para os ouvidos. Dessa forma, ao utilizar o ciclo das quintas, a composição é desenvolvida de forma mais harmônica.

Além disso, o intervalo das quintas pode ser considerado um aspecto musical bastante útil para alguns músicos, como os tecladistas, por exemplo, no que diz respeito à definição sobre quantas teclas pretas tocar.

Vamos lá. Imagine um teclado. Agora, atente-se às cores das teclas (pretas e brancas). Imaginou? Feito isso, tente se lembrar sobre como tocar um teclado, mesmo que de forma leiga.

Essa visualização serve para você conseguir imaginar como as escalas maiores aplicadas no teclado possuem desenhos diferentes e sobre como essa quantidade de alterações pode ser capaz de mensurar quantas teclas de cor escura a escada vai ter.

É válido dizer que além do ciclo das quintas há outros tipos de aspectos de notas musicais, como o ciclo das quartas. Esse conceito segue o mesmo contexto do ciclo das quintas, só que é realizado/visto de forma inversa.

Conclusão

Dedicar um tempo do seu dia à música é uma forma de investimento em si mesmo, pois através deste conhecimento e/ou desenvolvimento de sua performance enquanto músico, consegue alcançar estágios maiores no que diz respeito ao avanço de suas potencialidades ou com relação a busca pelo seu autoconhecimento. Música é vida!

Agora que você já sabe o que significa o ciclo das quintas, não deixe de praticar e aplicar este conceito na sua música e de nos dizer se esse conteúdo foi útil para você! A sua opinião é muito importante para nós, por isso, conte o que achou do conteúdo nos comentários e para mais informações, basta acessar outros artigos disponíveis no site!

Entenda as principais diferenças entre tom e semitom


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!