Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a música clássica está presente na cultura pop?

música-clássica-cultura-pop-trilha

É comum atribuir à música clássica a característica de um bem imaterial consumido apenas pela elite cultural e financeira da sociedade. Para a maioria da população, restaria aquilo a que se convencionou nomear de “cultura pop”.

Essa pode ter sido a realidade há muito tempo, porém, desde a criação de veículos de comunicação como TV, cinema, rádio e internet, a música clássica se tornou mais acessível e até a cultura pop a utiliza em muitas de suas obras.

Você, com certeza, já deve ter se deparado com alguma composição clássica ao assistir a algum filme ou desenho animado. Não acredita? Então, continue o artigo e veja como a música clássica está presente na cultura pop.

Boa leitura!

Cinema

A cena mais famosa do filme “2001 – Uma odisseia no espaço”, de Stanley Kubrick, é aquela em que um de nossos ancestrais bate com um osso no chão e, logo em seguida, se levanta e assume a postura bípede que temos até hoje.

Lembra que há uma música como trilha sonora e que deixa a sequência mais impactante? A composição é “Assim Falou Zaratustra”, de Richard Strauss. Esse é um exemplo que mostra a relação entre cultura pop e música clássica.

Nada mais pop na atualidade do que uma máscara de Guy Fawkes, aquela com um bigode, cavanhaque e sorriso debochado. O artigo tem sido utilizado em diversos protestos contra a opressão ao redor do mundo no século 21.

Em “V de Vingança”, de James McTeigue, o personagem principal “V” utiliza durante praticamente todo o filme essa máscara como forma de incitar a revolução e a derrubada da tirania do governo britânico em um futuro distópico.

Na cena em que V consegue explodir o parlamento, a música clássica utilizada como trilha sonora é “1812 Overture”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Portanto, o relacionamento entre cinema e música clássica sempre foi bastante íntima.

Desenhos

Muitos desenhos animados também já fizeram uso da música clássica. Em Pica-Pau, no episódio “O Barbeiro de Sevilha”, há trilha de sonora de Giovani Rossini, com a composição Largo al Factotum. Se lembra dessa cena engraçada?

No episódio de Pernalonga “Música Rapsódia”, a música clássica marca presença com “Rapsódia Húngara nº 2”, de Franz Liszt. Em “Carmen Get It!”, de Tom e Jerry, a trilha sonora é “Carmen”, do compositor Georges Bizet.

Cultura pop é Mickey Mouse são quase sinônimos. Quem não teve uma camiseta desse personagem na infância ou já sonhou em viajar para a Disney?

Até o rato mais pop da história já fez parceria com a música clássica. No episódio “The Band Concert”, a trilha é “Guilherme Tell”, de Gioachino Rossini.

Games e publicidade

Os jogos eletrônicos, cada vez mais populares, estão entre os elementos da cultura pop que mais utilizam a música clássica. Ficou surpreso? As composições imponentes concedem muito mais emoção às disputas virtuais.

Em “Dark Castle”, a trilha é “Tocata e fuga em ré menor”, de Johann Sebastian Bach. Já o jogo Ninety-Nine Nights” conta com a música “Verão”, de “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi. E aí, qual música clássica tem no seu game?

Já a publicidade sabe muito bem utilizar a força da música clássica para comover seu público e buscar novos consumidores. É inegável a emoção que uma ópera é capaz de transmitir, por isso, é utilizada com diversas finalidades.

Marcas como Coca-Cola, Palmolive, McDonalds, HP e Danone já utilizaram a música clássica para tentar chegar com mais facilidade aos corações de seu público ao transbordar o sentimento das composições para seus produtos.

O que achou do artigo? Quer saber mais sobre música clássica? Acesso o site e conheça nossas ações para jovens músicos. Aproveite e leia outros textos em nosso blog para saber mais curiosidades e fatos importantes sobre o tema.

Músicas clássicas que marcaram a trilha sonora de filmes


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!