Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a música ajuda no desenvolvimento cognitivo?

musica-cerebro-desenvolvimento-cognitivo

Certamente você já ouviu falar sobre como a música pode ajudar no desenvolvimento cognitivo do ser humano. Do mesmo modo que sabemos que é o cérebro que lidera todos os comandos do nosso corpo, assim como os estímulos que recebemos de leituras, atividades físicas e música, por exemplo.

De acordo com estudos pedagógicos, a música pode sim ter um grande auxílio no processo do desenvolvimento cognitivo e social das pessoas, uma vez que afeta de forma direta a formação do cérebro, podendo ser uma ferramenta fundamental para a aprendizagem.

Desta forma, quando uma atividade como a música é introduzida na vida de uma criança desde pequena, se transforma em um recurso que estimula seu cérebro, favorecendo habilidades como a imaginação e a criatividade.
Entenda um pouco mais a respeito desse assunto agora no nosso artigo. Boa leitura.

Processamento da música através do cérebro

O artigo da revista Literartes com Mauro Muszkat, mostra a relação entre música e desenvolvimento neurológico, exemplificando a forma como a música pode auxiliar na melhora de doenças como depressão ou Alzheimer.

Muszkat fala que quando nós escutamos música a nossa frequência cardíaca e respiratória, assim como os ritmos elétricos cerebrais, também se movimentam de acordo com a música que está sendo tocada.

Sendo assim, a música não é apenas processada pelo cérebro, mas também pode interferir na forma em como ele funciona, e além de todos os possíveis benefícios, a música é uma das artes que pode intensificar as suas habilidades linguísticas.

Música como auxílio no aprendizado infantil

Um outro fator importante além do que já citamos, é como o incentivo do aprendizado musical na infância, pode favorecer o desenvolvimento da parte neurológica, uma vez que a música causa estímulos que mantém nosso cérebro conectado.

Além disso, a música também pode ser um fator positivo quando observada através da inclusão de crianças com dificuldades, sejam pedagógicas ou sociais. Ela pode ser usada para diversão e entretenimento, mas para além disso, ela é uma ferramenta pedagógica, que atua em vários setores da vida de uma criança, como sua formação cognitiva, linguística e social.

Os estímulos musicais trazem tantos benefícios que não dá para se deter a apenas um, estudos também comprovam que existem melhoras na memória e atenção, além de incentivar a criatividade, e ajudar na reabilitação física e cognitiva de várias síndromes e transtornos do desenvolvimento em crianças.

A música auxilia no desenvolvimento cognitivo

Existem comprovações cientificas de que a música consegue estimular atividades cerebrais, que contribuem desenvolvendo tanto as habilidades físicas e motoras, quanto as cognitivas.

A Universidade de Vanderbilt nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo que mostra como o cérebro de músicos trabalham de forma divergente das demais pessoas que não tem contato com música. Isto porque, os dois hemisférios do cérebro são ativamos simultaneamente, ampliando o desempenho cerebral ao decorrer do tempo.

Desta forma, podemos entender que o contato com música proporciona uma maior conectividade de várias áreas do cérebro, potencializando as capacidades cognitivas que se responsabilizam pelo ser humano poder conhecer, interpretar e se concentrar.

Por fim, a música deve ser levada como um fator importante no desenvolvimento cognitivo de qualquer ser humano, pois, como já falamos, ela possibilita a sensibilidade, criatividade e faz a nossa mente se tornar cada vez mais ativa.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações.

MUSICOTERAPIA.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!