Como a música popular ajuda a contar a história do Brasil?

Quando falamos de educação cada vez mais temos que nos afastar daquele modelo engessado da sala de aula para começarmos a trazer elementos mais dinâmicos e que aproximam o aluno do conteúdo estudado de uma maneira que ele possa aprender de forma mais eficiente e orgânica.

Para tal fim a educação musical está cada vez mais presente em muitas escolas, e uma das funções importantes é como a música nos ajuda a contar a história de um lugar e ilustra o período em que foi escrita. Portanto, como a música popular brasileira ajuda a contar a história do Brasil?

Levantar novas questões e romper com o óbvio

A música tem uma facilidade de ser trabalhada por romper com estruturas óbvias que o ensino está muitas vezes associado, levantando questões novas e problemas que não são muito debatidos em sala de aula. Assim, ao trabalharmos com a música como fonte histórica o aluno pode perceber a análise como um todo, passando a olhá-la como uma forma de expressão de ideias com influência da vida social, política e econômica da época em que foi feita.

Portanto, além de ser um aprendizado prazeroso para o aluno, é também um grande desafio para os professores, mas é necessário e pode contribuir muito para a construção de uma cultura mais brasileira. É quase impossível separarmos as músicas da MPB de movimentos que marcaram a história, como, por exemplo, a ditadura militar. E com isso, trazer discussão e reflexão para que se conheça melhor esse período da história de nosso país.

Reflexão na hora de aprender

Com renovações como essa na hora do aprendizado, a utilização da música tem levado os alunos a refletir, debater, questionar e levantar hipóteses, dando maior sentido à história e fazendo-os buscar mais, entender quais foram as condições que cercam o sentido da música que escutaram.

Além disso, a música, quando tratada como linguagem, pode ser estudada em aspectos de poesia, que contém metáforas e rimas, distanciando-se de um jornal ou livro didático. Ela deve ser tomada como um texto literário, passível de uma análise objetiva, intuitiva e imaginativa juntamente com os limites históricos que lhe são inerentes.

Letras, ritmo e instrumentos – todos têm significado

Ao explorar, por exemplo, o ritmo das músicas, que pode ser estudado nesse método de educação musical, podemos falar até mesmo em instrumentos utilizados e quais implicações culturais eles acarretam.

No uso da educação musical para contar a história do Brasil, além de analisarmos componentes à vista de todos, como letra e ritmo, também precisamos conhecer sua maneira de propagação. Como eles foram elaborados pela sociedade humana e de que forma continuam sendo elaborados nos dias atuais.

Como contamos nossa própria história através de música e como o Brasil está sendo retratado nas músicas atuais e em novas mídias como a internet? É para que eles possam responder essa pergunta que a SABRA procura sempre promover aprendizado através de ações culturais, sociais e educativas, sempre através da inclusão social de forma gratuita e continuada por meio de ações com impacto sociocultural, visando excelência, inovação, ética e transparência, com inovação metodológica para o ensino, de forma gratuita.

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