Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Compositores brasileiros – MPB

Compositores brasileiros - MPB

Os melhores livros para os fãs de compositores brasileiros começarem a ler

Há décadas o Brasil faz história na música e a diversidade sonora é riquíssima. Desde a música erudita até a popular, diversos artistas já deixaram o seu legado eternizado em nossa cultura.

Para os fãs de compositores brasileiros, vamos listar os melhores livros, entre artistas dos mais variados segmentos musicais, para que você possa fazer uma boa viagem no ritmo e na vida dos maiores e mais consagrados do país.

Cartola – Semente de Amor (Arley Pereira – Sesc Livros, 2008)

Agenor de Oliveira, o eterno Cartola, considerado por muitos, o maior sambista de todos os tempos.

Essa biografia conta a história de como este gênio da música brasileira cresceu e formou-se como sambista. A obra conta as histórias e relacionamentos do artista, que inspiraram suas memoráveis canções.

Chiquinha Gonzaga – Uma História de Vida (Edinha Diniz – Zahara, 2009)

Naqueles tempos em que as mulheres eram excluídas da sociedade, Chiquinha simplesmente descreveu sua vida na arte, emplacando um dos maiores refrões da história da música brasileira: “Ó abre alas, que eu quero passar”, como um pedido de igualdade entre gêneros e a luta pela inclusão feminina na sociedade.

Chiquinha deixou uma obra de aproximadamente duas mil canções e mais de setenta partituras para peças de teatro. Quase uma centena de imagens do acervo da família e da cidade do Rio de Janeiro estão presentes no livro.

Pixinguinha – Vida e Obra (Sérgio Cabral – Lumiar, 1978)

Um dos principais nomes da música brasileira, este livro conta praticamente a vida inteira de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o eterno Pixinguinha.

Diversas características marcantes de sua personalidade estão aqui presentes, desde sua juventude, até os tempos de ouro e sua convivência com o álcool.

Noel Rosa – Uma Biografia (João Máximo e Carlos Didier – Editora LGE, 1990)

A trajetória de Noel é retratada dentro dos acontecimentos de sua época. A era do rádio, a Revolução de 30 e a política do café-com-leite, além do período na zona do Mangue e o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Apesar da morte precoce do artista, seu legado na música popular brasileira é tido como um dos mais importantes.

Cazuza – Só As Mães São Felizes (Regina Echeverria e Lucinha Araújo – Editora Globo, 2004)

Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, detalhou à Regina Echeverria fatos importantes de sua vida com o único filho, falecido em 1990. A obra conta com uma série de imagens de um dos principais compositores da música brasileira, incluindo o acervo pessoal da família.

Rita Lee – Autobiografia (Rita Lee – Globo Livros, 2016)

A rainha do rock nacional publicou em 2016 uma autobiografia, revisitando sua infância e seus primeiros passos na música. Diversos acontecimentos, incluindo sua prisão em 1976, o nascimento dos seus filhos durante sua carreira, sua vida com as drogas, suas canções e discos clássicos, além dos melhores momentos durante seus dias de glória.

Vinícius de Moraes – O Poeta da Paixão (José Castello – Companhia das Letras, 1994)

O jornalista José Castello realizou diversas entrevistas com mulheres, amigos e parceiros do poeta, dramaturgo, cantor compositor e jornalista Vinícius de Moraes, um dos maiores artistas da história do Brasil. A obra reúne diversos desses relatos.

Tom Jobim – Histórias de Canções (Wagner Homem e Luiz Roberto de Oliveira – Leya C.P., 2012)

Quem gosta de ler sobre compositores brasileiros, não pode deixar de conferir essa incrível edição da série “Histórias de Canções”, retratando a história da música brasileira e da bossa nova passando pelo talento de Tom Jobim.

A trajetória do compositor é apresentada por meio de uma série de curiosidades sobre as músicas que o tornaram tão admirado não apenas no Brasil, mas também em todo mundo.

Elis Regina – Nada Será Como Antes (Julio Maria – Master Books, 2015)

Este livro narra a vida do “furacão” Elis, desde o começo de sua vida em Porto Alegre, até seu precoce e trágico fim, quando a cantora estava prestes a dar um novo rumo para a sua vida.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!