Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Razões para ensinar música a crianças através de concertos lúdicos

sociais-criança-música-concerto-cultura-educação-interesse-social-sabra

A música pode ser um meio de educação pedagógica que proporcione melhor resultado disciplinar do que as matérias convencionais em sala de aula. A educação musical para crianças tem um viés mais apelativo e divertido, prendendo a atenção delas e gerando mais interesse.
Além da música em si já despertar a curiosidade, concertos lúdicos tendem a ser ainda mais efetivos dentro deste contexto. A junção do entretenimento com o ensino faz com que as crianças se interessem pelo que estão aprendendo, se dedicando e se identificando dentro do aprendizado.
O concerto pedagógico nas condições adequadas de ensino pode despertar o sentimento de pertencimento e identidade, bem como a disciplina e comprometimento que a música exige. A expressão artística seja ela qual for, cumpre um papel importante: de dar ao aluno uma tarefa da qual ele se orgulhe, um esforço que vale a pena, assim como a integração e inclusão social que a arte e a cultura promovem.

A inclusão social através da cultura

Ao contrário do que se pensa, de que a cultura está restrita a um determinado grupo que normalmente fazem parte da elite, ela pode ser acessível a qualquer grupo social contanto que garanta o reconhecimento da identidade deste grupo, suas crenças e valores. Projetos sociais e a inclusão da música como educação pedagógica podem proporcionar uma diferente realidade a quem pense em seguir carreira nessa área.
A criança quando introduzida à expressão artística, independente da sua idade, além de desenvolver o senso crítico vê aí uma oportunidade de um futuro diferente. A música dá autonomia às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de mais controle sobre sua vida e uma oportunidade de integração ao mercado de trabalho através de corais, orquestra sinfônica e educação musical no geral.
A integração social entre crianças de diferentes realidades trabalhando juntas para um mesmo propósito faz com que elas aprendam a conviver e lidar com as diferenças e dificuldades juntas.

Concertos lúdicos como ensino de educação musical infantil

As orquestras podem parecer um ambiente muito adulto e profissional, sendo assim pouco apelativo para as crianças. Neste contexto, a didática da educação musical pode ser adaptada conforme a faixa etária dos alunos e os interesses deles na música. A mistura de teatro com música e humor pode ser mais chamativa para crianças e uma abordagem menos séria pode criar maior aproximação deles em relação à música instrumental.
A melhor maneira de introduzir a música na vida das crianças é fazendo com que aprendam de forma divertida, sem cobranças e prazos, com mais descontração. Levar uma criança para assistir uma orquestra sinfônica, ou mesmo apresentação de um coral, não cria a mesma conexão e sensação de pertencimento que o concerto lúdico proporciona.
O diferencial é que nesses concertos eles de fato dialogam com as crianças através de personagens, brincadeiras, interação e perguntas, tudo isso faz com que as crianças tenham a sensação de que são partes do espetáculo, criando um maior vínculo, curiosidade e abrindo portas para um mundo que muitos não conhecem. O concerto lúdico é um ótimo incentivo para que crianças demonstrem mais interesse na música e se aproximem dessa área.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Entenda como a música melhora o desenvolvimento das crianças

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!