Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como incluir a consciência ambiental na sua empresa?

empresa-ações-ambiental-valores-vagas-coral-adulto

A conscientização ambiental é um assunto que vem crescendo nos últimos anos. O conceito chegou ao mercado e hoje é um diferencial competitivo para qualquer empresa. Não se trata somente de discursar e coletar o lixo, atualmente as empresas têm um forte papel social e devem utilizar de sua visibilidade para despertar valores politicamente corretos.

Mas não adianta o discurso por si, é preciso mobilizar os colaboradores e dispor de uma estrutura que possibilite tirar tais ações do campo teórico e levar para a prática.

Uma empresa que se propõe a propagar a consciência ambiental está ajudando o planeta e criando colaboradores conscientes, que levam os ensinamentos do trabalho para suas vidas.

Uma organização possui um papel social e deve ser um exemplo não só para o consumidor, mas para a localidade em que atua.

O consumidor contemporâneo é diferente de outrora. Hoje o que importa não é somente o produto, a empresa também deve dialogar com os valores do consumidor.

Com o advento da tecnologia e a visibilidade que a internet tem, o público tem um olho clínico para analisar uma marca e ver se ela está de acordo com suas expectativas, por meio de uma série de valores.

Veja a seguir, como aumentar a consciência ambiental na sua empresa.

Estimular ações socialmente corretas

É preciso que os empreendedores estimulem uma postura sustentável dentro das empresas. Para isso, é preciso separar o lixo corretamente, fazer uso consciente dos materiais, reutilizar tudo que for possível, entre outras ações.

Isso melhora a imagem da organização, melhora as atividades e passa valores imensuráveis aos colaboradores.

Tornar a consciência ambiental parte da cultura organizacional

Qualquer ação dentro de uma empresa que pretenda ser séria precisa ser incluída à cultura organizacional.

Dessa forma, se uma organização pretende potencializar a consciência ambiental, é necessário que esta iniciativa faça parte dos valores e da missão de uma empresa.

A conscientização acerca de responsabilidade social permite a construção de valores sólidos no âmbito de uma empresa, além de maior credibilidade para as organizações.

Gestão correta de resíduos

É preciso ter conhecimento de saber o que deve e o que não deve ser descartado. Afinal, o descarte inadequado de um resíduo também pode ser nocivo ao meio ambiente.

O descarte de resíduos deve ser feito de maneira planejada e gerenciado de forma assertiva.

Isso é necessário para o crescimento da empresa e de forma a assegurar o máximo reaproveitamento dos resíduos.

Inclusive, tal iniciativa é uma forma de evitar perdas financeiras e de credibilizar a imagem de uma organização.

Capacitar os colaboradores

A melhor forma de fomentar valores e expertises para o capital humano é estimulando, valorizando e capacitando os colaboradores.

Assim, a conscientização ambiental deixa de ser mera falácia e torna-se parte dos valores imprescindíveis.
Assim, o papel social das empresas alcança o capital humano, fazendo com que a organização consiga cumprir o seu papel enquanto agente da sociedade.

Infraestrutura adequada para programas ambientais

Não adianta estimular a consciência ambiental e discursar acerca de ações benéficas para o meio ambiente se a organização não dispor de uma infraestrutura adequada para tais ações.

Afinal, se a própria empresa não possibilitar condições de desenvolver tais ações, de nada adianta.

Por isso, uma organização deve adotar programas e ações que sejam pautados pela temática ambiental e exerçam papel social relevante.

Economia circular: o impulso do consumo e produção responsáveis


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!