Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Por que as escolas deveriam investir em um coral?

coral-escola

Você certamente já se encantou com o a apresentação de um coral. Todas as vozes, tão diferentes entre si, formam juntas, uma melodia que mexe com os sentimentos.

Porém, além da beleza e do encanto para aqueles que assistem, um coral pode trazer benefícios práticos para aqueles que o produzem, sendo um importante instrumento de transformação a aprendizado em escolas, por exemplo.

Vamos conferir alguns desses benefícios?

Sociabilização

Um dos primeiros benefícios que um coral pode trazer a um ambiente é a sociabilização. Em uma escola, com alunos de diversas idades, turnos e até realidades diferentes, esse encontro enriquece a troca de experiências.

Todos passam a entender que as diferenças são importantes para um bom resultado, afinal, a graça do coral também é essa. Esses ensinamentos podem refletir em outros aspectos como a sincronia dos trabalhos em grupo até a convivência em sala de aula, tanto para alunos quanto professores.

Ampliação do espectro cultural

As artes e a cultura são bastante heterogêneas, mas ainda assim o canto pode se ligar ao cinema, que pode se ligar à literatura, que se liga ao teatro, entre outros, indo sempre adiante nessa trama de conhecimento e que pode abordar, inclusive, temas para reflexão em conjunto.

Por isso, através do coral, crianças e jovens podem aprender sobre assuntos diversos que envolvem a arte através do repertório que for escolhido, e tudo isso de forma lúdica. Ter um bom professor, que saiba escolher o repertório de forma que seja envolvente, traga ensinamentos e ainda assim seja prazeroso é fundamental.

Outro ponto importante sobre aprendizado através de um coral é o treino da concentração e disciplina. Para que tudo saia como planejado, de forma harmônica, todos devem colaborar e entender o seu papel.

Confiança em si mesmo

A ideia de cantar em público pode parecer assustadora em um primeiro momento. Porém, quando se está em um coral, a sensação é de que as atenções são divididas. Assim, um aluno mais tímido ganha confiança com o tempo, podendo chegar até a realizar um solo.

Além disso, para que a apresentação possa encantar o público, todos os participantes devem treinar sua postura, respiração e até o controle. Com o tempo, isso reflete no seu modo de se portar perante os outros.

Divulgação do trabalho

Com um coral ensaiado e fazendo bonito, o ideal é que ele não fique restrito às apresentações da escola, podendo encantar também o público externo. Isso faz com que sua instituição passe a ser conhecida por outro público além daquele que já a frequenta, ampliando suas possibilidades.

Quando isso acontece, todos podem ver o trabalho que vem sendo realizado e os frutos colhidos de forma concreta. Isso pode ainda levar outros pais a se encantarem pelo projeto da sua escola, fazendo com que busquem conhecer mais sobre ela e, quem sabe, matriculando seus filhos.

Enfim, o coral é uma ótima forma de levar uma mensagem e fortalecer a sua marca. Diante de todos esses benefícios, que tal pensar na ideia de formar um coral na sua instituição?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!