Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Diferença entre cravo, órgão e piano

cravo-órgão-orgao-piano-corda

Mais do que apreciar uma bela música, é ter a possibilidade de observar em funcionamento os instrumentos que emitem os sons, bem como a atuação das pessoas que os manuseiam. Trata-se de uma agradável maneira de aprofundar os conhecimentos artísticos em torno da música. É de conhecimento geral a existência dos mais diferentes tipos de instrumentos musicais, cada um com suas funções e especificidades. Por esta razão, vamos analisar as principais diferenças entre o cravo, o órgão, e o piano. Confira abaixo:

Cravo

Uma das principais características do cravo são suas teclas mais finas, se comparadas com as do piano, além das diferenças na sua mecânica, da ausência de pedais e um tamanho menor. Neste instrumento, as cordas funcionam de maneira a serem tocadas, como se fossem cordas de violão, sem nenhum impacto.

O resultado é um som uniforme, sem mudanças de intensidade do som emitido. Internamente, assim como o piano, o cravo tem teclas alongadas. Porém, no lugar do martelo, há uma peça, como uma agulha, que cumpre o papel de atingir a corda, originando os sons.

Órgão

Diferente do cravo e do piano, o órgão tem como principal diferença entre os dois outros instrumentos, a inexistência de cordas. Seu funcionamento se dá pela passagem de ar comprimido ocasionada quando uma tecla é acionada.

Este processo acontece por causa da sintonia dos tubos sonoros, que têm tamanhos e formatos diferentes, feitos de diversos tipos de materiais. Em consequência, produzem timbres diferenciados, o que dá forma à música tocada.

Piano

Com o funcionamento por meio da vibração das cordas, o piano é um instrumento que contém um sistema próprio para receber os impactos do martelo, a peça de madeira que se movimenta acertando as cordas esticadas, originando, assim, os sons quando uma tecla é apertada.

No total, o piano tem 88 peças, além dos pedais, que funcionam em conjunto com a vibração das cordas, com a função de suavizar o som e originar uma percepção de som alongado. Sua estrutura interna conta com peças alongadas, que funciona de maneira similar a uma alavanca quando em manuseio.

Conhecimento artístico por uma vida mais agradável

Música é conhecimento histórico e cultural, é saúde, é bem-estar e qualidade de vida. Quem aprecia os benefícios que as músicas oferecem pode ter dias melhores e uma vida mais saudável. Além de todos esses ganhos, há também a possibilidade de utilizá-la como uma intensa ferramenta de transformação social, como mostra, por exemplo, o nosso artigo que trata sobre um importante problema na sociedade, a Músicas brasileiras que denunciam o racismo .

Desta forma, a música, assim como todos os outros tipos de arte, ocupa um lugar de grande importância e destaque na sociedade atual como um todo. Visite o site da Sociedade Artística Brasileira e conheça todos os projetos e atividades que a empresa mantém em funcionamento para o bem da população carente, visando a integração e inclusão de crianças, adolescentes e seus familiares.

Concertos de piano


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!