Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A música como fator importante para o desenvolvimento criativo das crianças

criatividade-estimular-musica

Não é novidade que o cérebro é o grande comandante do nosso corpo e que, determinados estímulos externos – como a prática de exercícios e a leitura – são capazes de impulsionar seu funcionamento e, consequentemente, estimular o desenvolvimento de diversas habilidades físicas e mentais.

Dentre os principais fatores que atuam como estimulantes de nossas atividades cerebrais, a música se destaca como aliada das habilidades cognitivas e da criatividade. Quando inserida em nossas vidas desde cedo, se torna um importante recurso da educação infantil para o desenvolvimento criativo das crianças.

Como a música estimula o cérebro

O cérebro humano é dividido em dois lados conhecidos como hemisfério esquerdo e hemisfério direito. Cada um deles é responsável por coordenar as mais variadas funções exercidas pelo organismo.

O hemisfério esquerdo, por exemplo, comanda atividades ligadas à linguagem e ao raciocínio, enquanto o hemisfério direito controla funções de reconhecimento, imaginação e criatividade. Atividades como a fala, exigem que ambos trabalhem em conjunto.

É comprovado que a música tem o poder de estimular atividades cerebrais dos dois lados do cérebro, contribuindo para seu funcionamento e, consequentemente, no desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e cognitivas de todo o corpo.

Um estudo realizado pela Universidade de Vanderbilt, em Nashville, EUA, mostrou que o cérebro dos músicos funciona de forma diferente do de pessoas que não tiveram contato com a música ao longo da vida. Isso porque, o uso simultâneo das mãos para tocar instrumentos, integração de ritmo, melodia e harmonia e interpretação e execução de músicas, ativam os dois hemisférios cerebrais, ao mesmo tempo, o que amplia as capacidades cerebrais ao longo do tempo.

Como a música estimula a criatividade

Além de influenciar positivamente na evolução e aprimoramento da imaginação e da criatividade ao ativar as funções do hemisfério direito do cérebro, a música tem ainda o poder de estimular componentes fundamentais para o desenvolvimento criativo.

Em 2017, a revista Plos One publicou estudos que comprovam que a exposição a músicas consideradas felizes desperta nas pessoas o que chamamos de “pensamento divergente”, a habilidade de encontrar diversas soluções para um único problema e desenvolver novas ideias.

Esse tipo de pensamento é uma característica básica de pessoas criativas.

Como a música estimula o desenvolvimento criativo das crianças

É certo que as crianças já nascem com determinadas habilidades e aptidões, como a criatividade. Porém, mesmo a criança mais criativa, precisa ser estimulada para se desenvolver de maneira plena. Da mesma forma, mesmo aqueles que não têm essa aptidão nata, com os estímulos certos, podem desenvolvê-la.

Conviver com a música desde a primeira infância faz com que o cérebro, ainda em formação, desenvolva sua criatividade de forma natural e simples. Mas não pense que simplesmente ouvir música fará diferença. É o aprendizado musical que despertará o desenvolvimento criativo.

Ao longo de sua formação musical, a criança terá acesso a atividades e ferramentas que, além de aprimorarem a criatividade, também ajudarão na descoberta de novas habilidades, no amadurecimento social e psicológico, no aumento da concentração, memória e raciocínio lógico que, por sua vez, contribuirão diretamente para o processo de aprendizado e o desempenho escolar.

Em nossa Instituição trabalhamos para, através da música, transformar a vida de crianças, adolescentes e adultos, oferecendo novas perspectivas e possibilidades de futuro. Faça parte de nossos projetos e contribua para que nosso trabalho continue a dar frutos.

Conheça a relação entre Educação musical infantil e Criatividade


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!