Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Cuidados com a voz

Cuidados-com-a-voz

Cuidados que todo cantor precisa ter com a sua voz

A voz é um componente do nosso corpo que precisa receber bastante atenção para se manter saudável.

Geralmente, as pessoas ignoram essa necessidade por acharem dispensáveis, mas quem trabalha utilizando a voz sabe o quão importante é cuidar bem dela.

Qualquer profissional que utilize muito a sua voz precisa ter uma rotina de cuidados para com ela, mas para os cantores isso é ainda mais importante e pode fazer total diferença em suas carreiras.

Importância do cuidado com a voz

É muito comum que as pessoas pensem que a habilidade de cantar é um dom natural das pessoas e que isso é uma característica da própria pessoa.

Sabemos que realmente algumas pessoas já nascem com certo diferencial quanto ao talento para o canto, mas independente disso, para manutenção dessa habilidade, é de suma importância que os cantores cuidem da sua voz.

Afinal, essa é a ferramenta de trabalho delas, e, por ser utilizada com muita frequência, pode acabar se desgastando.

Vale lembrar também que o cuidado com a voz para os cantores é também uma questão de saúde. Portanto, a falta de cuidado com a voz prejudica não só a carreira como a vida cotidiana, já que ela é a principal forma que a maioria das pessoas utiliza para se comunicar com o mundo.

Respiração e canto

7 cuidados que todo cantor precisa ter com a voz

1. Beber água

Não é nenhuma novidade que beber água é importante para o bom funcionamento de todo o corpo.

A voz não é uma exceção, a hidratação é a responsável por limpar as secreções da garganta e deixar que as pregas vocais vibrem livremente.

2. Comer maçã

A maçã também é muito eficiente na limpeza da garganta, pois ela possui efeito adstringente.

3. Evite pigarros, gritos e sussurros

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pigarrear ou tossir não faz com que os mucos que sentimos entalados na garganta desapareçam. Essa prática força bastante as cordas vocais e pode ser bastante prejudicial.

Da mesma forma, alterar muito o tom normal da voz, seja gritando ou sussurrando, exige esforços desgastantes.

4. Trabalhar a postura

Pode parecer que não tenha muito a ver, mas a postura influencia diretamente na qualidade da voz.

Isso acontece porque para a aplicação de uma técnica vocal de canto, é necessário um trabalho árduo de vários músculos do corpo em conjunto. Sendo assim, a boa postura faz com que os músculos estejam mais relaxados e não causem distorções na voz.

5. Alimentação saudável

O primeiro ponto importante acerca disso é ressaltar que comer em grandes quantidades não é positivo para o cantor, pois, causa sono, o que deixa as cordas vocais mais preguiçosas.

Além disso, é essencial manter uma dieta balanceada, evitando pimenta, bebidas alcoólicas e até café, pois, assim como o cigarro, ele desidrata as pregas vocais.

6. Respirar pelo nariz

Respirar pela boca é outra prática que causa ressecamento da garganta. Infelizmente, isso é muito comum devido à grande quantidade de alergias, como a rinite, que a maioria das pessoas possui.

Entretanto, para manter a saúde da voz é de suma importância que se trabalhe a respiração regular pelo nariz.

7. Descanse a voz

Por último, mas não menos importante: o repouso vocal. Dar um tempo para a voz se recuperar depois de uma apresentação desgastante é essencial para o seu bem-estar.

Portanto, seguindo essas dicas, o seu desempenho como cantor não só irá melhorar como a qualidade da sua voz será mantida por um longo tempo.

CUIDADOS VOCAIS


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!