Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância da música mineira no cenário musical nacional

cultural-histórica-minas-gerais-minira-clube-esquina

A música é, historicamente, uma das expressões artísticas mais importantes da cultura brasileira. Composta, principalmente, a partir da junção de elementos, aspectos e influências de diferentes culturas, como a europeia, a indígena e a africana, a música representa um dos grandes traços da nossa identidade enquanto povo.

E poucos locais são capazes de resumir tão perfeitamente a riqueza da produção musical nacional quanto o estado de Minas Gerais. Trata-se de uma referência quando se fala de música.

A sonoridade, a musicalidade e o ritmo típicos da cultura mineira são símbolos característicos e marcantes do Estado, influenciando muito da própria cultura do país como um todo.

Conheça um pouco mais sobre o papel da música mineira no cenário nacional.

Terra de ilustres

Alguns dos mais ilustres compositores e intérpretes do Brasil, reconhecidos nacional e internacionalmente, nasceram em Minas Gerais.

Dentre esses, podemos destacar nomes como Ary Barroso, compositor da celebrada “Aquarela Brasileira”, Milton Nascimento, João Bosco e Clara Nunes, que projetaram o Estado para a cena musical.

Já nos anos 1930, a cidade de Belo Horizonte ficou conhecida por conta da sua cena de samba na região da Lagoinha, reduto boêmio da Capital. Desse cenário, ganhou projeção o nome de Noel Rosa.

No campo da música erudita, é natural de Minas Gerais o compositor, organista e maestro Lobo de Mesquita, que se destacou no século XVIII.

Clube da Esquina

É impossível falar da importância da música mineira na construção da identidade musical nacional sem mencionar o papel do Clube da Esquina.

Surgido na década de 1960, em Belo Horizonte, mais precisamente no bairro de Santa Tereza, na esquina entre as ruas Divinópolis e Paraisópolis, o Clube da Esquina é um termo utilizado para fazer referência a um grupo de músicos, compositores e letristas.

Formado por Milton Nascimento, Toninho Horta, Fernando Brant, Lô Borges, Beto Guedes, dentre outros, o Clube da Esquina é considerado um dos movimentos musicais mais importantes da história do país, promovendo uma renovação estética a partir de inovações de harmonia e ritmo.

Tido como um movimento de vanguarda, pela inovação trazida em sua sonoridade, o grupo misturava elementos de Bossa Nova, jazz e rock com referências da música folclórica mineira, erudita, espanhola e dos negros.

Tanto o legado do conjunto quanto a obra individual dos seus integrantes tornaram-se uma referência de qualidade na Música Popular Brasileira (MPB), graças à alta qualidade poética e sonora apresentada, influenciando as gerações posteriores.

Diversidade

A efervescência e a riqueza cultural de Minas Gerais podem ser claramente simbolizadas na diversidade de estilos encontrados na região.

Após o sucesso do Clube da Esquina e da sua representatividade para a cena musical mineira, outros grupos, de diferentes estilos, alcançaram o sucesso nacional e mantiveram o nome de Minas Gerais no topo da produção cultural brasileira.

Ao longo das últimas décadas, bandas de rock e de pop-rock como Sepultura, Skank, Pato Fu, Jota Quest e Tianastácia trouxeram trabalhos que representam o espírito e o estilo de uma nova época, de uma nova sociedade, sem perder a essência mineira.

Atualmente, a cidade de Belo Horizonte atravessa um dos períodos mais agitados da sua história musical, muito por conta da consolidação de casas de show, rádios e editais de apoio aos artistas locais. Nesse contexto, o rap pode ser destacado como uma das novas expressões da musicalidade mineira, com o rapper Djonga sendo um dos expoentes desse movimento.

Minas Gerais tem ainda uma tradição expressiva no que diz respeito às bandas de rua, especialmente nas cidades históricas.

Já na música erudita, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é tida como uma das mais importantes do Brasil, apresentando um elevado nível técnico e artístico.

Partituras Musicais – Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!