Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Curiosidades sobre violinos

violino-corda-tamanho

O violino é um instrumento de cordas que produz melodias belíssimas e únicas. Apesar de ser mais comum em músicas clássicas, seu som característico encanta a todos e já foi adotado em diversas músicas populares de outros estilos. Descubra algumas curiosidades sobre os violinos abaixo!

1. Origem

O violino é uma adaptação das violas primitivas, mas ambos são descendentes de outros instrumentos orientais mais antigos, como o Rebab árabe, o Néfer egípcio e o Ravanastron indiano. O violino como conhecemos surgiu entre o fim do século 16 e começo do século 17, na Itália. Três famílias da região de Cremona dominaram a arte de fazer violinos durante 200 anos: Guarnieri, Stradivarius e Amati.

2. Modificações

Os violinos não sofreram modificações durante 400 anos, mas a partir do século 19 sofreram algumas alterações: o cavalete usado ficou mais alto, a inclinação do braço aumentou e a espessura das cordas mudou. Foi nessa época que o novo formato do arco (antes côncavo e agora convexo) se consolidou.

3. Tecnologia

Violinos são instrumentos acústicos, feitos artesanalmente, em que a ressonância da caixa de madeira amplifica seu som naturalmente. Entretanto, hoje existem modelos cujo som é amplificado de forma eletrônica com microfones ou captadores, dispensando a necessidade da caixa de ressonância e, consequentemente, do corpo do violino.

4. Tamanho importa

No caso do violino, tamanho é documento e influencia o seu desempenho. O tamanho do instrumento tem que ser adequado ao tamanho do braço da pessoa, principalmente no caso de crianças ou adultos pequenos. Na internet existem tabelas para consultar o tamanho ideal, mas um professor pode te orientar melhor.

5. Stradivarius

Antonio Stradivari é o luthier mais famoso do mundo, tendo produzido mais de mil instrumentos de cordas. Seus violinos são os mais valiosos que se tem conhecimento e sua qualidade sonora não foi superada até hoje. Em 1716 produziu o Messias, violino antigo mais bem preservado até hoje e também o mais valioso e famoso do mundo. Stradivari nunca vendeu o Messias, que hoje está exposto em um museu na Inglaterra.

6. Origem animal

Algumas partes do violino tinham ou têm origem animal. As cordas originalmente eram feitas com tripas de carneiro, mas hoje já foram substituídas por aço cromado e outros materiais sintéticos, levando um revestimento de alumínio, níquel ou prata. Já no arco costuma se utilizar fios de crina de cavalo, que podem ser substituídos por nylon.

7. Postura ideal

Existe uma postura correta para tocar: o peito deve estar para a frente e o corpo se mantém reto, enquanto as pernas ficam levemente abertas para garantir equilíbrio. O peso do corpo deve ser distribuído entre as duas pernas. Ao segurar o violino a posição deve ser natural, fazendo com que o músico sinta o violino como parte do corpo.

8. Alma

Sim, os violinos têm alma, e outros instrumentos de cordas também! A alma consiste em um objeto cilíndrico de madeira posicionado dentro do instrumento para evitar que com o tempo ele fique deformado e melhorar sua qualidade sonora.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube! – CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site! – ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora! – COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto! – Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Por que o violino stradivarius é tão famoso?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!