Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a dança pode auxiliar no processo de aprendizagem?

dança-artístico-emoções-indivíduo-melhora-sociais-sabra

Para muitos, a dança é apenas uma sequência de movimentos que procura encantar os olhos. No entanto, ela está muito longe de ser apenas isso.

A dança é uma arte que busca trazer todos os sentimentos, emoções e particularidades de cada indivíduo, além de ser uma forma de entretenimento para muitos, constitui uma ferramenta muito importante para o aprendizado e a educação.

Diversas instituições de ensino já utilizam essa estratégia para conquistar seus alunos e aprendizes, notando uma melhora significativa em diversas habilidades e competências essenciais.

Neste artigo, iremos te contar como a dança pode auxiliar no processo de aprendizagem. Confira, e boa leitura!

A educação musical transforma

A dança é muito mais que apenas movimentar o corpo no ritmo da música. Na verdade, trata-se de um processo em que através do som, o corpo reage e interage com o ambiente, produzindo movimentos rítmicos e harmoniosos.

A grande diferença dessa visão para a popularmente aceita, é que nela o interior do indivíduo é levado para o exterior.

Em outras palavras, o jovem passa a perceber mais sobre si mesmo, interagir com o ambiente de uma maneira construtiva, e, principalmente, dar evasão às suas emoções de uma forma que encanta.

Autoestima é importante para um bom rendimento

Compreendendo que a dança é uma ferramenta que junta o mundo interno do aluno com o externo, é possível dizer que as características intrapessoais, tanto quanto as interpessoais, são desenvolvidas.

O jovem, por meio do movimento e conhecimento sobre o próprio corpo, passa a conviver com os seus pontos fortes e dificuldades de maneira construtiva, melhorando significativamente sua autopercepção.

Ao tomar nota de suas habilidades e aprender a utilizar da melhor maneira possível a sua personalidade, passa a acreditar em todo o seu potencial. Essa é justamente um dos maiores objetivos da educação. Abrir ao estudante novas portas, e mostrar que ele pode trilhar seu próprio caminho.

O aluno dá vazão às suas emoções
Um dos maiores desafios que as instituições de ensino enfrentam, é a dificuldade em cativar seus alunos. Principalmente na adolescência, lidar com o oceano de emoções é complicado, tanto para educadores quanto para os aprendizes, prejudicando a atenção e concentração durante as aulas.

Dentre os inúmeros benefícios que a dança traz ao indivíduo, desde uma melhora no seu condicionamento físico, bem-estar e autoconhecimento, ele encontra um espaço em que pode dar vazão às suas emoções. É um lugar em que se sentirá acolhido, melhorando e muito a sua capacidade de focar em seus objetivos e compreender o seu papel dentro da sala de aula.

Desenvolver o lado artístico de um jovem é dar-lhe liberdade de fazer as próprias escolhas, impulsionar a sua criatividade e melhorar a sua autoestima. É uma ferramenta que o ajuda a desenvolver a personalidade, e algo essencial para guiar o seu desenvolvimento cognitivo.

A Sociedade Artística Brasileira (SABRA) reconhece o papel dos projetos artísticos sociais na vida de um indivíduo. No ano passado, atendemos mais de 2.000 crianças entre 5 e 11 anos. Nós contamos com uma orquestra sinfônica, coral, além de outras atividades artísticas para indivíduos em vulnerabilidade social. Acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Quais são os tipos de arte que existem?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!