Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A música ajuda no desenvolvimento do cérebro?

cérebro-desenvolvimento-música

Quando falamos em utilizar a música como uma forma de educação e cidadania, também precisamos entendê-la como uma força capaz de auxiliar no desenvolvimento do cérebro.

Sim, já há estudos que mostram como a introdução da música na rotina desde a infância faz com que a região neural se desenvolva de forma mais efetiva, garantindo uma melhor formação para as crianças.

Como a música ajuda no desenvolvimento do cérebro

Diversas universidades ao redor do mundo já estudaram de que forma a música influencia no desenvolvimento cerebral. Aqui, usaremos como base as pesquisas feitas pela Universidade de Medicina de Vermont, instituição norte-americana.

As descobertas deste estudo mostram que, em crianças estimuladas desde pequenas com a música, desde os sons cantados pelos pais, até canções mais elaboradas, há uma maior maturidade em determinadas partes corticais, que auxiliam na coordenação motora, além de auxiliar nas áreas que afetam diretamente a memória e a capacidade de organização.

Ou seja, ser estimulado à música forma pessoas com melhor capacidade de se planejar, de guardar informações e de estudar temas e se aprofundar nestes.

Além disso, o estudo também toca no fato de que algumas doenças causadas por distúrbios mentais na infância, como hiperatividade e déficit de atenção. Com o melhor desenvolvimento do cérebro, este tipo de situação pode ser melhor controlada, mantendo jovens mais equilibrados e concentrados em suas atividades, seja nos momentos de lazer ou estudo.

Neurotransmissores

Para completar, o desenvolvimento e atividade dos neurotransmissores também é melhor estimulada pela música no cérebro. Principalmente aqueles relacionados ao relaxamento e também à felicidade e entusiasmo.

Assim, a vida pode ser mais leve e, também, as crianças se estimulam a seguir praticando atividades que trazem estes sentimentos, como é o caso da própria música. Logo, cria-se um círculo virtuoso de prática musical, melhor desenvolvimento de partes neurais, melhorias na memória e demais características citadas, entre outros.

E para aumentar a influência da música no desenvolvimento cerebral, há o fato de que o treino de instrumentos também permite que os dois hemisférios do sistema neural sejam amplamente estimulados.

Com isso, aumenta a atividade cerebral como um todo, unindo todas as partes. Isso faz com que a combinação geral entre os diversos sentidos seja mais bem feita.

Logo, tanto o lado da precisão quanto o setor da criatividade são bem estruturados, formando uma pessoa mais completa. Ela garante maior aptidão para as artes, como a música, mas também melhora a capacidade de comunicação social e o lado racional. Basicamente, todas as possibilidades de um ser humano são estimuladas pela música.

Portanto, quando alguém perguntar se a música é capaz de ajudar no desenvolvimento do cérebro, a resposta comprovada é: sim. E comprovada por que acadêmicos já se debruçaram no tema e chegaram às conclusões que mostramos neste conteúdo.

Sendo assim, se você tem filhos crianças e está pensando em como ajudar na formação deles de forma mais efetiva, para além da escola e das brincadeiras em casa, invista na música como uma forma de estimular o cérebro delas a ter o pensamento mais racional, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades criativas, de comunicação e muito mais. Sem dúvida, a música faz bem e deve ser inserida na rotina das crianças.

Como ajudar no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!