Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ARTE

Desenvolvimento Infantil e Arte

A importância da arte no desenvolvimento infantil

Os primeiros anos de vida são de muito aprendizado e tudo ao redor influencia no desenvolvimento, por isso vale destacar a importância da arte no desenvolvimento infantil.

Em um período da vida onde acontecem tantas descobertas, a arte influencia no desenvolvimento social e cognitivo, na capacidade de comunicação e interação e na autoestima. Assim, os pequenos conseguem desenvolver suas próprias formas de expressão, com uma melhor compreensão do mundo ao seu redor.

O contato com a arte faz com que a criança tenha a capacidade de dar um sentido para suas experiências desde cedo. São muitos os benefícios da arte para a educação na infância, que pode ser usada em brincadeiras, na primeira infância, evoluindo gradativamente com a idade.

Funções da arte no desenvolvimento infantil

Um adulto consegue identificar os aspectos da arte, como o equilíbrio, a beleza e a harmonia, mas, para a criança, a arte acontece naturalmente, nas manifestações de suas experiências, que ainda são poucas e estão construindo sua imagem do mundo. No desenvolvimento infantil, podemos citar algumas funções que a arte exerce:

• Interpretação das emoções: A arte permite que a criança expresse seus sentimentos, neste período da vida onde as emoções ainda são novidade. A possibilidade de interpretar a realidade é uma função que a arte tem no desenvolvimento infantil, seja por rabiscos, em danças, cantos, pela pintura ou na criação de personagens.

• Estimular a criatividade: Na infância a criatividade é estimulada pela arte, sendo importante deixar a criança confortável para que seu talento aflore, o que impacta diretamente no desenvolvimento do intelecto. Todas as formas de expressão artísticas estimulam a criatividade.

• Desenvolvimento da escrita: Dos rabiscos iniciais até a alfabetização completa, a arte tem papel fundamental no desenvolvimento da escrita. Por isso, é interessante deixar as crianças criarem com papel, lápis de cor, pincéis etc.

• Sentidos aguçados: A arte, como a música e as artes visuais, tem o poder de aguçar os sentidos e melhorar a percepção ao redor, o que é muito importante para o desenvolvimento.

Desenvolvimento com artes multissensoriais

Ao decidir utilizar a arte no desenvolvimento infantil é preciso considerar incluir uma atividade multissensorial, pois esta envolve partes diferentes do cérebro, com mais chances de aprendizado.

Tintas comestíveis, para serem usadas em pinturas com o dedo, usam mais de um sentido, assim como outras artes que podem ser consumidas pelas crianças depois, como a construção de um objeto com cereais.

A aula de música também pode ser citada como exemplo de uma atividade multissensorial importante, pois a criança precisa ouvir e depois imitar os sons, seja pela voz ou utilizando um instrumento. Esta é uma atividade que as crianças geralmente gostam bastante, por ser divertido. Vale destacar que quando a atividade é feita de forma coletiva, estimula também o trabalho em equipe, o autocontrole e a capacidade de compartilhar ideias.

Arte para novas descobertas

Em todas as etapas da vida, a arte se apresenta como uma forma de expressão necessária a vida humana. A importância da arte no desenvolvimento infantil não deve ser negligenciada, pois com ela a criança aprende a entender e a expressar as emoções. Neste processo, o menino ou menina pode descobrir um talento artístico, um dom ou formas diferentes de transmitir sua mensagem.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!