Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas para você cuidar do seu instrumento

música-instrumento-equipamento-cuidar-adequada-evitar

Palavra-chave: cuidar do seu instrumento

Meta-descrição: Cuidar do seu instrumento musical requer muita dedicação. É possível fazer uso de algumas estratégias muito eficientes nesse processo. Confira agora!

Na hora de cuidar do seu instrumento algumas medidas devem ser tomadas. O intuito é evitar os danos para prolongar o tempo de vida útil. Mas como manter os cuidados necessários? Descubra agora!

Como cuidar do seu instrumento?

Para ajudar você a cuidar do seu instrumento de forma adequada, separamos quatro dicas indispensáveis. Dessa forma será possível manter a qualidade do som e do corpo do equipamento musical. Confira!

1. Evite a umidade e o calor

Para cuidar do seu instrumento de forma correta é importante evitar a exposição ao calor e a umidade. Até porque alguns instrumentos correm o risco de descascar quando entram em contato com o calor excessivo. Um exemplo se encontra na guitarra.

Do mesmo modo, a umidade também pode ser prejudicial aos equipamentos musicais. Afinal, ela tende a estimular o processo de oxidação. Dessa forma é possível que diversos componentes fiquem enferrujados.

A umidade também deve ser evitada no momento de limpar o instrumento. Por isso não é recomendado usar produtos como limpa-móveis. Nos dias atuais existem produtos muito mais eficientes para limpar instrumentos. Um exemplo se encontra no álcool isopropílico. Aliás, esse tipo de álcool é muito utilizado para limpar os instrumentos de corda.

2. Limpe o equipamento após o uso

De fato, é necessário fazer a higienização do seu instrumento após o uso. Até porque a oleosidade da sua mão pode facilitar o surgimento de ferrugem nas peças. Esse processo pode oxidar os componentes e alterar o timbre do equipamento.

Mas não se esqueça de usar os produtos adequados para a limpeza. Se você não tiver a disposição de higienizar o instrumento todas as vezes que ele for utilizado, passe apenas uma flanela. Esse cuidado ajudará a aumentar a vida útil do seu equipamento musical.

3. Use a case adequada para cuidar do seu instrumento

Para manter o cuidado com o seu instrumento é necessário guardá-lo na case adequada. Dessa forma você reduzirá as chances de danificá-lo por meio de pancadas e arranhões. Além disso, é indicado colocá-lo em um lugar seguro para afastar as possibilidades de quedas e de outros tipos de acidentes.

4. Utilize o suporte correto

Complementado a ideia do tópico anterior, de que adiantará guardar o instrumento em um suporte correto se ele não for submetido a um armazenamento adequado? Por isso é fundamental evitar colocá-lo em cima do sofá ou sobre o chão.

Com base nisso, é importante pesquisar os suportes adequados para o tipo e modelo do seu instrumento. Além disso, a maneira de transportá-lo também pode impactar o tempo de vida útil do equipamento. Os bancos de carro, por exemplo, podem representar um grande risco de queda mediante a uma freada repentina ou a uma curva mais aberta.

Cuidar do seu instrumento é um processo que demanda muita disciplina e dedicação. A tarefa pode parecer complicada, mas você perceberá que todo o esforço valerá a pena. Afinal, por meio desses cuidados será possível extrair a máxima qualidade do som.

Assim sendo, após conhecer as melhores estratégias para cuidar do seu equipamento musical, aproveite para acessar o site da Sabra e conhecer o nosso projeto.

Manutenção do violino


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!