Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Documentários musicais para você maratonar

documentário-musico-filme

A popularidade de documentários vem crescendo significativamente na última década, principalmente pelas plataformas de streaming, como Netflix, HBO e Amazon Prime. E um subgênero que chama muita atenção é o documentário musical.

Nesses filmes e séries, temos um vislumbre da vida e da causa de diferentes músicos e bandas enquanto eles vencem obstáculos, falham ou simplesmente tocam e cantam brilhantemente.

Por que assistir documentários musicais?

Uma das principais razões pelos quais esses documentários estão ficando cada vez mais populares é a obsessão pela cultura pop. Com a internet, as informações de tabloides, fofocas do mundo da música e flagras de paparazzis correm mais rápido do que nunca.

Saber o que há por trás de grandes sucessos, o que inspira esses músicos, quais são as brigas de bastidores… Documentários musicais podem dar um gostinho de tudo isso. E ainda podemos nos sentir mais próximos de celebridades, conhecendo um pouco mais sobre suas vidas fora dos palcos.

Esses documentários não se restringem apenas a concertos e biografias: eles nos ajudam a criar um pensamento crítico sobre o mundo da música. Quando vemos, por exemplo, Taylor Swift em Miss Americana expondo o assédio da mídia e os problemas que isso trouxe para sua vida, isso quebra um pouco a visão cor-de-rosa que temos da fama.

Framing Britney Spears (2021) tem o mesmo poder, apresentando a cantora vulnerável que lidou com tanta misoginia nos anos 90. E mais: esse documentário ainda estimulou o movimento #FreeBritney, que ajudou Spears a sair da cruel tutela de seu pai.

5 documentários de música para você maratonar

Fora os filmes Miss Americana e Framing Britney Spears, que já mencionamos anteriormente, há diversos outros filmes fantástico que podem trazer um pouco mais de conhecimento sobre música.

Veja a seguir 5 documentários de música que você não pode deixar de maratonar.

1. The Beatles: Get Back (2021)

Com imagens inéditas e material de áudio de um documentário dos Beatles feito nos anos 70, essa série de documentários de Peter Jackson segue a banda durante a produção e gravação do álbum Let it Be, enquanto os músicos se preparam para sua primeira apresentação ao vivo em mais de 2 anos e enfrentam um momento difícil em sua carreira.

2.What Happened, Miss Simone? (2015)

Com detalhes da vida pessoal da lenda do blues, esse documentário fala do casamento abusivo de Simone, do seu vício em pílulas, o ativismo por direitos civis e sua bipolaridade. Sem deixar de lado o brilhantismo de sua música.

3. Botinada: a origem do Punk no Brasil

Disponível no Youtube, esse documentário brasileiro conta a história do movimento Punk no país a partir da década de 80. Com quatro anos de pesquisa, esse filme é o resultado de 200h de vídeo, 77 entrevistas e muitas imagens inéditas.

4. The Girls in the Band

Sabemos bem que a marginalização de mulheres talentosas na música é uma história antiga. E isso é bem representado no documentário The Girls in the Band, que traz cantoras anônimas enfrentando racismo e sexismo na era do jazz de 30 e 40.

5. Barão Vermelho: por que a gente é assim?

Trazendo desde a formação da banda Barão Vermelho em 81 até a saída e morte do cantor Cazuza. Uma história marcante para o Rock’n Roll brasileiro.

E então, já colocou esses filmes na sua lista? Veja muito mais conteúdo em nossa página.

Documentários sobre cantoras que marcaram a história


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!