Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba como os projetos sociais podem afastar os jovens das drogas

adolescente-droga-jovens-projetos-sociais-cultura-substâncias-sabra

Há algum tempo, a população brasileira enfrenta problemas relacionados ao abuso do uso de drogas. Atualmente, esses problemas afetam não só os adultos, mas também as camadas mais jovens da nossa sociedade.

No Brasil, o número de jovens que fazem uso de substâncias como crack e heroína tem aumentado cada vez mais. E tem se tornado comum encontrar adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, utilizando essas substâncias dentro de casa, nas escolas e na rua.

Os jovens que entram em contato com essas drogas, muitas vezes, acabam se tornando usuários compulsivos dessas substâncias, o que pode levá-los a cometer alguns crimes. Esses adolescentes acabam comercializando esses entorpecentes ou começam a cometer pequenos assaltos com o intuito de obter recursos para consumir essas substâncias.

Mas afinal, por que os adolescentes usam drogas?

A adolescência é uma fase em que acontecem inúmeras transformações no corpo e também na mente dos jovens. Por isso, é comum que, nessa fase da vida, os adolescentes sofram com variações de humor. Isso também explica porque eles têm algumas atitudes impulsivas, expressam emoções de uma forma intensa, e muitas vezes demonstram rebeldia ou até mesmo entram em estados de depressão.

Essas transformações no cérebro acabam afetando o emocional dos jovens, que, nessa fase da vida (adolescência), acabam ficando mais vulneráveis. Toda essa vulnerabilidade associada a um ambiente familiar conturbado são circunstâncias que podem fazer com que um jovem comece a usar entorpecentes de maneira compulsiva.

Outro fator determinante para que um adolescente se torne um usuário de drogas é a falta de acesso à educação e a cultura. Diante de poucas oportunidades e com uma visão de mundo limitada, esse adolescente é facilmente atraído pelo mundo das drogas.

Veja como os projetos sociais podem ajudar os adolescentes

Esses projetos, considerados exercícios de cidadania, são criados com o intuito de solucionar diferentes problemas presentes na nossa sociedade. Os projetos sociais são uma ótima forma de apresentar e introduzir os jovens usuários de drogas em uma nova realidade.

Muitos dos jovens que entram em contato com as drogas não têm nenhum conhecimento a respeito das consequências do uso excessivo desses entorpecentes. Uma vez que os projetos sociais apresentam esse tipo de informação a esses adolescentes, muitos deles acabam abandonando o uso dessas substâncias.

Atualmente, existem vários projetos sociais espalhados pelo Brasil. Projetos que, por meio da educação, dos esportes, da música e de várias outras atividades, têm a capacidade tanto de evitar que os jovens se envolvam no mundo das drogas como de resgatar aqueles que já são afetados pelas drogas de alguma forma.

Os projetos sociais, como a Escola de Música SABRA por exemplo, não só podem afastar os jovens das drogas como também ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho, além de proporcionar a integração social destes indivíduos. Esses projetos têm como principal função promover o bem-estar social. São uma excelente forma de cuidar das futuras gerações, permitir que esses jovens tenham acesso à educação e a cultura, consigam sempre enxergar possibilidades e oportunidades de crescimento, sejam responsáveis e tenham um papel ativo na sociedade.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

DOE PARA A SABRA – FIA – IRPF 2023

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!