Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Economia circular: o impulso do consumo e produção responsáveis

orquestra-sinfônica-betim-economia-circular-empresa-produto-sustentável

É fato que o modelo econômico atual, baseado na ideia de extrair os recursos naturais, transformá-los em produtos e, em seguida, descartá-los, está no seu limite. Um exemplo que podemos dar nesse sentido é o aumento da poluição, problema, vale dizer, que causou a morte de mais de 800 mil pessoas somente em 2010, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesse contexto, a economia circular se apresenta como uma excelente alternativa, uma vez que busca redefinir o conceito de crescimento, alinhando-o de maneira a garantir que todos se beneficiem (empresa e sociedade).

Para entender melhor o conceito de economia circular e seus benefícios, continue a leitura. Que tal?

O que é economia circular?

Basicamente, a economia circular é um método de produção e comercialização de produtos em que cada item vendido não é simplesmente descartado após o uso, como geralmente acontece. É comum na sociedade, por exemplo, descartar determinado item após consumi-lo. Ocorre isso com canudos, latas de refrigerantes, etc.

Então, na economia circular, cada elemento utilizado é devolvido ao ciclo de reaproveitamento e depois convertido em matéria-prima para a confecção de outros produtos (itens reciclados). Dessa forma, podemos dizer que, nesse modelo econômico, reduzimos o uso de recursos naturais e ganhamos mais conhecimento sobre o processo de reaproveitamento e reciclagem.

Quais são os benefícios da economia circular?

A economia circular é um método que pode beneficiar não apenas a sociedade, como um todo, mas também as empresas. Veja:

• É um método que contribui para eliminar o desperdício, uma vez que se trata de um tipo de produção que aproveita os materiais recicláveis;
• Possibilita que a empresa inove, pois permite que ela utilize novos elementos (reciclados) para fabricar produtos;
• Como dissemos, é também uma solução que contribui para a saúde coletiva, uma vez que reduz a poluição e ajudar a proteger o meio ambiente;
• Também ajuda a reduzir a demanda de extração de matéria-prima, e isso faz com que a empresa possa reduzir custos relacionados à sua produção;
• A economia circular também valoriza a imagem da empresa, tanto perante os consumidores, como diante dos fornecedores e órgãos reguladores;
• Por agradar os consumidores, a empresa pode alavancar suas vendas, aumentando assim seu faturamento de forma sustentável.

Como se pode observar, a economia circular é mais do que apenas uma técnica, é uma estratégia para a empresa que deseja reduzir custos e melhorar sua imagem institucional.

Como aplicar esse conceito em sua empresa?

Para implementar a economia circular em sua empresa, é preciso não apenas alterar o seu ciclo de produção, mas também a consciência dos seus colaboradores e consumidores.

Por exemplo, no lugar do consumidor descartar seu produto em local inapropriado, por que não incentivá-lo a deixar em alguma unidade de sua empresa, para que este item seja reutilizado na produção de novos produtos de forma responsável?

Comunidades sustentáveis – os pilares para o desenvolvimento


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso blog e, assim, ficar por dentro de outros artigos igualmente incríveis. Aproveite!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!