Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Qual é o efeito da música na vida das pessoas?

música-efeitos-sociais-pessoas

Já foi comprovado que a música é capaz de provocar os mais diversos efeitos e respostas em nosso corpo. O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

É certo que a música traz inúmeros benefícios, tanto individuais, quanto para a sociedade em geral. A seguir, conheça o efeito da música na vida das pessoas:

Música e mente

A música apresenta propriedades raras, que dificilmente são encontradas em outras formas de arte e que, por sua vez, exercem influência sobre os homens, tanto no corpo, quanto na mente.

Através dessas propriedades, a música acessa determinadas áreas sentimentais do cérebro, desencadeando estímulos que nos fazem ativar uma vasta série de sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que amplia nossa capacidade criativa.

Dentre as áreas do cérebro mais afetadas pela música estão as relacionadas às memórias do ser humano. Quando a música penetra no cérebro, atinge diretamente o lugar onde nossas memórias são armazenadas, estimulando a capacidade de recordação e liberando um fluxo de imagens psicologicamente significativas, que podem ser de natureza positiva, ou negativa, ou de memórias relacionadas.

A música age como uma tela de projeção, evocando não só imagens, mas também uma série de respostas que afrouxam o limite entre espaço e tempo, nos transportando para recordações passadas, situações do agora ou possibilidades futuras.

Além disso, há ainda estudos que comprovam que, a ação das ondas musicais no cérebro ativam funções de lógica e raciocínio, gerando soluções inovadoras para determinados problemas.

Para que ocorram mudanças em nossos pensamentos é preciso que haja, primeiro, um tipo certo de estímulo, que pode vir dos sons musicais, que servem como disparadores de novas ideias. A música funciona como propulsora de novos pensamentos e ideias inovadoras e criativas que, ao chegarem à consciência, estimulam o desenvolvimento mental.

Música e saúde

Algo que muitas pessoas já podem ter percebido de forma leiga, e outras podem nem sequer ter notado é que, em nossas vidas, a música possui efeito também sobre a nossa saúde. Isso porque, estão presentes na música, determinados fatores medicinais que, quando usados da maneira certa, podem desencadear sensações e sentimentos benéficos à saúde.

Pesquisas realizadas na Inglaterra concluíram que o ato de ouvir músicas mais melodiosas, tranquilas e serenas, contribui ativamente para a redução de dores crônicas, uma vez que sons desse tipo liberam efeitos anestésicos e analgésicos, além de diminuir em até 25% a incidência de depressão.

Determinados estilos musicais, como o pop, o jazz e a música clássica, têm efeito de relaxamento e ajudam a manter a concentração, uma vez que normalizam a pressão sanguínea de forma bem mais rápida. Músicas desse tipo são ótimas para melhorar a qualidade do sono.

O ato de cantar também tem efeito poderoso em nossa saúde, pois, os movimentos que realizamos quando cantamos exercitam nossos pulmões e coração, além de liberar endorfina, causando sensação de bem-estar e relaxamento.

Música e relações sociais

Sem sombra de dúvidas a música tem o poder de interferir e influenciar os pensamentos humanos e, o fato de apreciar determinadas qualidades e estilos musicais despertam em cada um de nós determinados sentidos e ações que refletem em nosso meio social.

A música desperta nas pessoas uma força inspiradora que influi diretamente em sua forma de pensar, agir e se comunicar, facilitando a formação de grupos sociais e interações pessoais. Através dela, pessoas se identificam e criam laços que podem durar por toda a vida.

Para conhecer mais sobre o poder da música e como ela pode fazer ainda mais parte da sua vida, continue acompanhando nossos artigos.

O valor do patrimônio cultural para memória e identidade do povo


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!