Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A influência da música nas nossa emoções

música-emoções-humanas-influência

A influência da música nas emoções humanas é perceptível desde as épocas mais remotas. Aliás, o som é um recurso tão poderoso que tem a capacidade de impactar todo o ambiente submetido a ele. As melodias podem oferecer uma harmonia perfeita por meio do ritmo e até mesmo da tonalidade.

Mas como a música consegue influenciar tanto as nossas emoções? É justamente essa resposta que você terá neste artigo. Então aproveite a leitura!

Qual é a influência da música na emoção humana?

A influência da música na emoção humana pode ser percebida por diversos aspectos. Aliás, não é novidade que muitas pessoas gostam de expressar os sentimentos por meio do som. Por isso é importante mencionar que a emoção causada pelas canções também pode estar incluída em um contexto social.

Como assim? Um exemplo se encontra em algumas tribos indígenas que entoam determinados cânticos em seus rituais. Do mesmo modo, os evangélicos utilizam louvores para manifestar a adoração a Deus. Nessas situações é possível dizer que a emoção sentida na música é capaz de despertar um sentimento religioso.

Além disso, as melodias também podem transmitir uma sensação particular. Esse processo vai depender da bagagem cultural do indivíduo. Aliás, essa bagagem pode variar de pessoa para pessoa.

Por que algumas músicas conseguem mexer com o seu imaginário? A letra faz você lembrar alguma situação vivenciada? Os acordes utilizados nela conseguem provocar arrepios na sua pele? Essa canção fez parte de algum momento especial na sua vida?

Diante disso, é possível mencionar que algumas canções provocam uma memória afetiva nos seres humanos. Além disso, não é novidade que muitas pesquisas vêm apontando que a música pode ser usada como uma grande aliada no tratamento de determinadas doenças.

Nesse contexto, a musicoterapia vem ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade. As nossas reações podem comprovar os benefícios dela. Até porque quando ouvimos uma música agradável o nosso cérebro tende a liberar a famosa endorfina. Esse processo proporciona um alívio natural para as dores.

A dopamina também é liberada nesse momento, tendo a capacidade de provocar sensação de força, vivacidade, otimismo e energia. Além disso, por meio da influência da música também conseguimos aumentar a imunidade.

Como a música beneficia as nossas emoções?

Antes de tudo, é essencial entender que a música contém ondas sonoras potentes. Além disso, a velocidade dessas ondas tem a capacidade de influenciar as nossas emoções. As canções mais agitadas ajudam a elevar a disposição. Já as músicas mais lentas estimulam o estado de relaxamento. Não é por acaso que, na maior parte das vezes, escutamos músicas que estão em sintonia com as nossas emoções.

A música pode ser entendida como uma das formas de expressão mais antiga. Além disso, ela tem a capacidade de ativar diversas regiões do nosso cérebro. Por isso ela tem impacta o campo mental e emocional dos seres humanos.

Gostou do post sobre a influência da música? Então aproveite a ocasião para navegar no nosso blog. Nele você poderá aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre a música. Vale a pena conferir!

Benefícios da música clássica para as crianças


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!