Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como garantir o preço acessível à energia para todos?

energia, conta, luz, elétrica-

A conta de luz no Brasil não para de subir. Somente em 2021, houve um aumento de 14,5%. E a tendência é que esse percentual aumente. Segundo um estudo realizado pela TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, as maiores altas devem ocorrer nas regiões Centro-Oeste e Norte. No Centro-Oeste, as tarifas de energia deverão aumentar 19,4% em 2021 e, no Norte, 19,4%. As regiões Nordeste (17,6%), Sudeste (13,1%) e Sul (12,2%) completam o ranking.

No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para garantir o preço acessível à energia para todos. A seguir, apontamos algumas delas. Veja!

Investimento em fonte de energia limpa

Investir em energia limpa, como solar e eólica, é a melhor forma para quem busca não apenas reduzir a conta de luz mensal, mas também colaborar para a preservação do meio ambiente.

As fontes de energia mais utilizadas hoje são produzidas a partir do petróleo e seus derivados. No entanto, o uso dessas fontes de energia tem trazido sérios problemas para o meio ambiente. Além de lançar gases poluentes, também causa reação na água da chuva, tornando-a ácida, o que afeta a agricultura. Seu efeito pode até mesmo destruir toda a plantação.

Fontes de energia, como a solar, por exemplo, podem reduzir a conta de luz em até 90%. Em alguns casos, em até 95%. É uma medida que pode beneficiar a população, que hoje necessita de energia elétrica para realizar suas atividades básicas do dia a dia.

Reduzir os impostos e taxas

Os impostos e taxas aplicadas à conta de luz são também um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da energia elétrica, e quem sente isso de forma mais expressiva é o consumidor final desse serviço, que paga um valor altíssimo no final do mês.

Então, para garantir o preço acessível à energia para todos, reduzir os impostos e taxas que incidem sobre a energia elétrica é um fator fundamental. A título de exemplo, você sabia que o valor do ICMS varia conforme o consumo de energia elétrica, aumentando assim a conta de luz mensal?

Por exemplo, se o consumo for entre 51 kWh e 300 kWh, paga-se 18% a título de ICMS. No entanto, se o consumo for superior a 400 kWh, paga-se 30% de ICMS.

Adotar tecnologias de gestão

O preço da conta de luz é formado não apenas pelo consumo, mas também por taxas que dizem respeito ao serviço oferecido. Então, quando uma empresa de energia elétrica adota tecnologias de gestão, ela pode automatizar algumas de suas tarefas e, com isso reduzir custos, o que pode levar à aplicação de uma taxa menor na conta de luz, beneficiando assim a todos.

Como se pode visualizar, para garantir a redução da conta de luz, é preciso adotar algumas medidas. Muitas delas, no entanto, dependem de um esforço considerável entre o governo e as concessionárias de energia elétrica.

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Nele, estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos. Aproveite!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!