Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância da música no processo de ensino-aprendizagem

ensino-aprendizagem-música-pessoa

Todo mundo gosta de música. É impossível que alguém não tenha apreço por nenhum tipo de vertente ou estilo. Mas quem imagina que a música é uma questão só para hobby (ou profissão para quem trabalha com isso), a verdade é que a importância vai muito além.

A música tem, também, enorme importância no processo de ensino-aprendizagem. Como isso acontece? É o que mostraremos a seguir, apresentando alguns argumentos que mostram em que sentido a música se torna essencial, precisando ser incluída na rotina de crianças e jovens desde o primeiro momento em que seja possível. Todos devem ter este estímulo.

Importância da música no ensino-aprendizagem

Primeiro de tudo, diversos estudos já provaram a relevância da música para diversos aspectos que influem diretamente no ensino-aprendizagem. Por exemplo, na concentração. Quando o aluno é estimulado pela música, obviamente introduzida de maneira controlada e de acordo com os padrões, ele consegue focar melhor quando for o momento de estudo.

Sensações de bem-estar também costumam se associar à música e, portanto, é possível criar um ambiente de aprendizado no qual haja maior conforto e boas sensações, explorando esta capacidade de aumento do bem-estar.

Além disso, também é possível analisar números que apontam para a música como uma forma de aumentar a capacidade de raciocínio. Quem estuda música tende a aumentar a área do cérebro utilizada para funções intelectuais, até para matérias exatas, como a matemática.

Desta forma, no momento em que for desencadeado o processo de ensino-aprendizagem, a pessoa estará mais preparada e com maior espaço mental para estudar os temas propostos e, a partir dos conceitos, buscar respostas mais criativas e completas, além de também ter maior capacidade de reter informações e ideias apresentadas.

A música também é capaz de estimular a criatividade, já que os sons e melodias são ferramentas importantes de pensamento artístico e que busca dar a cada pessoa liberdade para pensar na conexão entre os diferentes tons para formação de uma expressão, uma música no caso. Expandindo este universo, porém é possível conectar a ideia da música com ideais que possam permear a vida.

Além disso tudo, ainda é possível falar sobre as interações sociais que surgem a partir da música. Não é segredo que a arte é uma maneira de unificar pessoas e grupos. A música é algo que se faz em grupo e que gera integração. Para os jovens, é fundamental entender que o desenvolvimento de relações sociais também é importante. A música ajuda neste aspecto também.

Por tudo isso que foi falado, fica claro como a música é relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Escolas, instituições e também os alunos devem buscar sempre este tipo de arte como parte envolvida ao longo de todo o projeto. Isso fará com que os alunos sejam mais criativos, tenham raciocínio lógico mais completo e rápido, auxilia a memória e, também, a capacidade de se relacionar socialmente.

Ou seja, fica claro que qualquer processo de ensinamento que não coloque a música, será menos completo. Sendo assim, é importante que todos os envolvidos busquem, sempre, se preparar para que a música seja parte integrante de todo o contexto de aprendizagem.

Entenda como a música melhora o desenvolvimento das crianças


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!