Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como inovar no ensino musical mesmo com a pandemia

aulas-alunos-remoto-pandemia

O ensino musical é fundamental para a formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos. E com a pandemia e o distanciamento social, aulas de música que eram feitas presencialmente, acontecem de forma virtual. Por isso, inovar nesse momento é essencial.

Veja agora mesmo algumas formas de como inovar no ensino musical, mesmo com a pandemia e conseguir com que seu filho tenha aulas musicais com qualidade e segurança.

Aulas online

As aulas presenciais estão dando lugar às aulas online, mas isso não é um impedimento para que crianças, jovens e adultos tenham contato com música e arte. Pelo contrário, o fato de os professores estarem inovando e proporcionando conteúdos de qualidade através de um computador, é mais um incentivo.

Os professores de música estão cada vez mais preparados para esse momento em que o virtual está presente, pois inovaram em aprender a utilizar sistemas online. Com isso, mesmo através de casa, o aluno pode aprender música.

Além disso, em relação aos instrumentos musicais também há inovação para possibilitar as aulas de músicas online, pois muitos alunos não possuem os mesmos instrumentos que teriam acesso na aula presencial.

Por isso, os professores estão utilizando mecanismos diferentes e usando a tecnologia como o maior aliado e não deixar com que o aluno perca o interesse pelas aulas de música. Veja abaixo:

Mecanismos de estímulo aos alunos

Uma das formas possíveis de inovar no ensino musical mesmo com a pandemia é a utilização de playbacks e áudios originais pelos professores. Com isso, as aulas se tornam mais interativas e os alunos, mesmo de forma virtual, conseguem participar ativamente das aulas.

Além disso, com esse estímulo diferente, os alunos se sentem mais motivados e as aulas se tornam mais divertidas.

Ademais, outro mecanismo de estímulo que os alunos podem ter é o apoio dos pais ou responsáveis. Muitos professores de músicas estão pedindo para que os pais acompanhem os filhos para verificar a frequência dos treinos em casa.

Assim, com o esforço dos professores, alunos e pais, o resultado das aulas de música na pandemia pode ser muito melhor e mais proveitoso.

Outra possibilidade de inovar no ensino musical em tempos de pandemia é na gravação de vídeos. Muitas vezes, dependendo da plataforma que o professor e o aluno utilizam, tem um delay, que é um atraso no som e no vídeo por conta da internet.

Por isso, enviando vídeos, os alunos conseguem praticar ao mesmo tempo em que os professores e parte na aula pode ser feita sem interferência de delay.

Considerações finais

Como você pode notar, o fato de as aulas musicais estarem sendo dadas de forma online não atrapalha o desenvolvimento do aluno. Pelo contrário, com táticas e inovações, os professores estão encontrando cada vez mais meios de estarem próximos dos alunos e transmitirem o conhecimento necessário.

Assim, a construção do ensino das artes e da cultura como um todo não precisa ser interrompido e esse período passará sem deixar marcas negativas no aprendizado de aulas de música dos mais diversos alunos.

Gostou deste texto? Compartilhe!

O mercado de trabalho para jovens no pós-pandemia


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!