Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Afinal, qual os papel das empresas para ajudar na erradicação da pobreza?

erradicação-pobreza-empresa-sentido

Mesmo que o Brasil seja um dos principais produtores do mundo, faturando, por ano, bilhões de dólares, a pobreza continua a crescer em suas fronteiras. Somente em 2019, o país registrou 51,9 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza. Em 2021, esse número aumentou para 61,1 milhões.

Para erradicar a pobreza e, dessa forma, construir uma sociedade justa para todos, é preciso não apenas da atuação do estado, mas também das empresas. A seguir, entenda melhor o papel das empresas nesse sentido e como elas podem contribuir.

Qual o papel das empresas para ajudar na erradicação da pobreza?

No sistema em que vivemos, as empresas têm um papel fundamental no organismo social, que é o de promover o desenvolvimento da economia e, dessa maneira, o bem-estar de todos. Afinal, são as empresas que formam a economia, genericamente falando, e esta é o setor responsável pela produção no país.

Muitos alimentam a ideia de que é somente o estado que deve atuar para erradicar a pobreza. Ainda que se trate de uma instituição com grandes poderes, é importante dizer que o estado não dispõe de recursos suficientes para investir em programas ou ações que sejam capazes de eliminar de vez a pobreza, pois, muitos são os setores que ele precisa dar conta (saúde, esporte, educação, lazer etc.).

É nesse sentido que se justifica a necessidade de as empresas promoverem ações que contribuam para o bem-estar de todos, como estratégias que atuem na eliminação da pobreza. É papel das empresas atuarem no sentido de que as pessoas tenham mais recursos para garantir seu bem-estar e felicidade.

Como as empresas ajudam (ou podem) a erradicar a pobreza?

O ideal é que todas as empresas tivessem condições financeiras para atuar na eliminação da pobreza no Brasil. No entanto, nem todas elas contam com esse privilégio, principalmente aquelas que acabaram de ser criadas.

Mas aquelas que atuam nesse sentido desenvolvem ações como:

Aumento e preservação de empregos

A geração de empregos contribui para que as pessoas encontrem espaço no mercado e, a partir disso, ganhem um salário capaz de suprir suas necessidades básicas, como alimentação e lazer, por exemplo.

Além disso, tem muitas empresas que têm capacidade de investir em tecnologias para substituir trabalhadores manuais. Mas não fazem isso justamente como uma forma de garantir seus empregos e, portanto, melhores condições de vida.

Fornecimento alimentar

Fornecer alimento no ambiente de trabalho, como almoço e jantar, é também uma atitude que garante a eliminação da pobreza. Além disso, muitas empresas, além de fornecer alimentação diária, também oferecem cesta básica, vale-alimentação, vale-refeição e outros benefícios que contribuem para que o país se desenvolva socialmente.

Investimento em fundações educativas (ou criação)

Inúmeras empresas destinam parte de seus lucros para fundações dedicadas a levar lazer, esporte e educação para pessoas vulneráveis, que não têm condições financeiras de usufruir desses benefícios.

Quando não investem, criam, sendo um exemplo nesse sentido a Fundação Bradesco, que oferece educação básica para crianças carentes. Além disso, também oferece cursos profissionalizantes e possibilidade de ingressar no banco como colaborador.

Diante do exposto, nota-se que as empresas têm um papel fundamental para a eliminação da pobreza no país, considerando que atua, muitas vezes, como o braço do estado, no sentido de expandir os serviços de educação, lazer, esporte, cultura etc. para quem precisa.

Para ler outros artigos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE E ARTE


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!