Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Benefícios da escola de música

escola-música-sabra

Embora as aulas extracurriculares de futebol ou de balé sejam muito mais comuns entre crianças e adolescentes, existem atividades capazes de despertar algo diferente nos pequenos (e nos maiores também), como é o caso da música.

Mas, o que a ida até uma escola de música pode fazer pela vida de um indivíduo, independentemente de sua idade? Bem, enquanto alguns se tornam artistas profissionais, outros podem passar a apreciar os sons, a cultura e até mesmo desenvolverem mais disciplina.

Para compreender melhor os benefícios desta atividade única, fique de olho no nosso conteúdo especial abaixo! Vamos começar?

A música nos ajuda a desenvolver confiança

Todo percurso realizado desde a entrada até a saída de uma escola de música costuma ser desafiador. Nos primeiros dias, acertar as notas pode parecer uma tarefa extremamente difícil. As escalas parecerão estranhas, e as teclas e cordas (no caso de certos instrumentos) parecerão até mesmo desafinadas.

O que isso significa? Que é preciso ter coragem para enfrentar um dia após o outro, ser paciente e não desistir. Encontrar o equilíbrio certo não é apenas a chave para tocar bem um instrumento, mas é também um dos pilares para o sucesso na vida. Afinal, isso é sinônimo de confiança.

Quando uma criança ou adolescente consegue obter algum resultado incrível e repeti-lo, seu espírito ficará animado e sua autoestima aumentará consideravelmente. Além disso, quando se compreende o fluxo de aprendizado de um instrumento ou do próprio canto, fica mais fácil aceitar críticas e melhorar, sem perder a alegria e a leveza.

Frequentar uma escola de música melhora nossa memória

Aprender algo relacionado à música exige que os alunos se lembrem de uma quantidade impressionante de informações, sejam elas sobre a localização de notas, a composição de acordes ou até mesmo o tempo certo de suas músicas favoritas.

Ou seja, frequentar uma escola de música faz com que seu cérebro alcance seu nível máximo de eficiência.

À medida que a memória de crianças, adolescente e adultos é desenvolvida e se expande para acomodar a música, ela não volta ao tamanho original. O que isso significa? Que você pode utilizá-la para comportar outros conteúdos de seu interesse, como textos, matérias, outras línguas e até mesmo matemática (por que não?).

Cultiva a paciência e a disciplina

Em um tempo em que as pessoas vivem grudadas em telas de smartphones e celulares, a paciência e a disciplina tornaram-se quase impossíveis de serem encontradas em boa parte das pessoas. No geral, a maioria dos indivíduos são afligidos pelo desejo de receberem gratificação instantânea.

Por sorte, entrar para uma escola de música e aprender a tocar um instrumento não é algo que possa ser feito através de atalhos. Na verdade, isso leva tempo e muito esforço. Logo, o processo em si já ensina paciência e disciplina mesmo sem que a pessoa perceba, fazendo com que ambas as características sejam introduzidas em sua vida.

Claro, os benefícios que uma escola de música é capaz de oferecer são inúmeros e jamais caberiam apenas em um artigo. Por isso, que tal experimentá-los por conta própria?

Por que as escolas deveriam investir em um coral?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!