Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça importantes escritores mineiros

escritor-mineiro-literatura-brasileira

Quer conhecer alguns importantes escritores mineiros? Saiba que grandes escritores da literatura brasileira nasceram no estado de Minas Gerais e suas obras são relevantes em todo cenário brasileiro.

Acompanhe os tópicos a seguir com atenção para saber quem são esses escritores mineiros.

Boa leitura!

1. Carlos Drummond de Andrade

Entre os escritores da literatura brasileira, Drummond é um dos maiores destaques. O escritor mineiro nasceu em 1902 em Itabira, a cidade marca forte presença em suas obras dentre várias características da vida em Minas Gerais.

O trabalho do escritor marcou a segunda geração do Modernismo em território nacional, o mineiro escreveu diversos tipos de textos, tais como: poesia, prosa e, até mesmo, literatura para crianças.

Além disso, trabalhou como redator-chefe do Diário de Minas, portanto, não há dúvidas de que é um dos principais escritores mineiros e de todo Brasil, mesmo que sua formação seja em Farmácia, Drummond nunca exerceu essa função.

As obras que mais destacam são:

● Sentimento do Mundo;
● As Impurezas do Branco;
● A Rosa do Povo.

2. Carolina Maria de Jesus

Em 1914, nascia Carolina Maria de Jesus no interior de Minas Gerais, ainda que uma das principais escritoras mineiras tenha saído do estado aos 16 anos de idade, elementos de sua origem estão bem presentes em sua obra.

A escritora viveu em São Paulo, onde enfrentou a vida catando papel e escreveu muito em cadernos achados no meio do material que catava.

Entre os seus livros, Carolina escreveu “Quarto de Despejo”, o mais famoso e publicado após o seu falecimento. Em “Diário de Bitita”, várias lembranças de sua vida em Minas Gerais foram relatadas.

3. Guimarães Rosa

Além de ser um dos principais escritores mineiros, João Guimarães Rosa também é um dos mais importantes do Brasil. O gigante da literatura brasileira nasceu em 1908, em Cordisburgo.

Embora seja conhecido como escritor, Guimarães Rosa também trabalhou como diplomata e médico, entretanto, em nenhum momento se distanciou da escrita.

O que mais destaca entre os seus livros é o sertão do Brasil e a sua linguagem era completamente inovadora, recheada de neologismos e arcaísmos, marcando-o como um dos maiores representantes do Movimento Modernista.

As obras mais conhecidas do escritor são:

● Grande Sertão: Veredas;
● Primeiras Estórias;
● Corpo de Baile.

4. Adélia Prado

Adélia Prado é de Divinópolis, cidade do interior de Minas Gerais, e é uma das principais escritoras do estado. Sobretudo, é um dos nomes mais importantes da literatura do Brasil.

Conectado ao Modernismo, a escritora começou a dedicar a sua vida à escrita depois do falecimento de sua mãe, em 1950.

Em geral, a obra de Adélia é caracterizada por perspectivas minúcias do dia a dia, também dá para perceber questões cristãs e, até mesmo, alguns elementos lúdicos, tanto em prosa, como também em seus poemas.

5. Rubem Fonseca

José Rubem Fonseca também é um dos principais escritores mineiros. O escritor tem um trabalho de excelência, sendo um dos grandes autores de romances, contos, ensaios e roteiros. É natural de Juiz de Fora e venceu o Prêmio Camões em 2003.

A sua linguagem era bem direta e as suas obras são caracterizadas pela luxúria e violência urbana.

“Feliz Ano Novo” é um dos contos mais famosos do escritor e sofreu censura na Ditadura Militar. Enquanto isso, “Agosto” é um dos romances que mais recebe destaque.

Curiosidades sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!