Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Estilos Musicais

estilos-musicais

Estilos musicais que estão cada vez mais famosos no mundo todo

Música é uma linguagem universal, capaz de divertir, emocionar e conscientizar pessoas de qualquer idade. A sua presença está em todos os lugares, marcando momentos importantes de nossas vidas.

Atualmente, com a Internet, é possível acessar a um enorme catálogo musical, conhecer artistas do mundo inteiro, explorar novos estilos. Novas tecnologias vêm revolucionando o modo como a música é apreciada e criada. Com isso, muitos gêneros musicais têm emergido ou se transformado, podendo representar grandes manifestações culturais além da mídia sonora.

Neste artigo, citaremos alguns dos estilos musicais mais famosos no mundo, abordando como surgiram e evoluíram, ao longo do tempo. Confira, abaixo:

Hip Hop

O Hip Hop é um estilo que foi criado na década de 1970, na cidade de Nova York. Muito mais do que um gênero musical, também está ligado à moda, dança, poesia e grafitti. Surgiu como forma de expressão das periferias e populações negras e latinas, tendo um forte caráter político e social. É uma arte influenciada pela música africana e jamaicana, principalmente.

Esse estilo de música, há muito tempo, ganhou o mundo inteiro, sendo um dos mais ouvidos em plataformas de streaming. Também, características do Hip Hop, como as batidas em loop, ou seja, repetição, samples, pequenos trechos recortados de música, e Rap já são empregadas corriqueiramente na música popular.

Até mesmo subgêneros derivados do estilo, como o Trap, já não fazem mais parte de uma cultura de nicho. Pelo contrário, hoje, são ouvidos por milhões de pessoas, estão no mainstream e influenciam outros tipos de música.

No Brasil, esse gênero musical está fortemente presente nas periferias, denunciando a desigualdade social, racismo e violência. Contudo, desde sua popularização, na década de 1990, já sofreu modificações e fusões com outros estilos. Assim, letras românticas e descontraídas são comuns, também. Ainda, temas como saúde mental e depressão são tratados com frequência, formando até novos subgêneros de Trap, por exemplo.

Por ser um estilo influente na cultura popular jovem, é muito provável que o Hip Hop cresça ainda mais. Constantemente, novos subgêneros e fusões com outros estilos são criadas. Novos artistas, também, surgem o tempo inteiro em sites de música, batalhas de MCs, gravadoras independentes etc.

Música Eletrônica

Inicialmente, o termo música eletrônica referia-se a qualquer música criada com instrumentos ou equipamentos eletrônicos, portanto, existe há, pelo menos, dois séculos. Porém, o que é entendido, atualmente, como música eletrônica têm seu surgimento marcado na década de 1970.

Antes desse período, o uso de equipamentos eletrônicos em composições musicais era uma expressão erudita. Mas, nos anos 70, na Europa, essas técnicas foram incorporadas na música pop, criando diversos subgêneros próprios.

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, a múscica eletrônica vem evoluindo cada vez mais. Esse estilo pode ser muito popular, dançante e comercial, mas também pode manifestar-se experimentalmente, como uma forma de contracultura. Outros gêneros populares, como o Pop, Rock e Hip Hop já utilizam elementos da eletrônica, tendo subgêneros relacionados a ela.

Atualmente, as inovações na música eletrônica podem surgir nos clubes, raves e festivais, mas também em comunidades e subculturas online. Nesse último caso, a música pode estar atrelada às artes visuais (“Internet Art”), acompanhada de ilustrações, animações, colagens e design gráfico específico.

Assim como o Hip Hop, a eletrônica também tem perspectivas de crescimento ainda maior, principalmente por sua versatilidade. O estilo já faz parte da música popular e é utilizado por grandes nomes. Ao mesmo tempo é inovador, abrindo possibilidades infinitas na criação musical.

Pop

A música Pop existe desde a década de 1950, mas continua atual, especialmente por sua capacidade de mudança constante. Esse termo abrange muitas composições musicais e artistas distintos, que não fazem parte da cultura erudita ou folclórica.

Por ter o objetivo de ser popular, a música pop não é tão fácil de ser definida. Também, pode representar elementos diferentes, em épocas e culturas diferentes. Contudo, grosso modo, o Pop está relacionado a uma estrutura musical mais simplificada e comercial, priorizando repetições e curta duração. Geralmente, o estilo trata de temas universais, como relacionamentos amorosos, e prima pela superprodução.

O Pop já sofreu fusões com outros gêneros, para deixá-los mais comerciais e abrangentes ao grande público. Isso já ocorreu com o Rock, Rap, Eletrônica e, até mesmo, com o Folk. No Brasil, estilos como Funk, Samba, Sertanejo e gêneros regionais já possuem suas versões Pop, com muitos músicos de sucesso.

Com a Internet, ocorreu também a popularização da música Pop de países da Ásia e América Latina no mundo inteiro. Esse fenômeno poderia ser impensável antes, não sendo comum ouvir músicas em idiomas diferentes do inglês nas grandes rádios Pop.

Alguns cantores brasileiros atuais já são populares em outros países, principalmente em Portugal, Espanha e no restante da América Latina. Inclusive, é cada vez mais comum que esses artistas lancem músicas em espanhol e inglês e façam parcerias internacionais.

Por ser muito ampla, a música Pop pode buscar inspirações em qualquer estilo musical. Mesmo a música clássica pode fazer parte dessas composições. Atualmente, é comum que muitos artistas façam gravações e shows com participações de orquestras. Subgêneros como Art Pop e Pop Barroco foram criados a partir de forte influência da música clássica e arte vanguardista.

Fontes:
https://oglobo.globo.com/cultura/musica/rap-supera-rock-o-pop-como-genero-musical-mais-popular-nos-eua-22253134
http://geonauta.com.br/sala-dos-professores/professor-digital/descubra-generos-musicais-mais-ouvidos-no-mundo/59
https://canaltech.com.br/apps/spotify-faz-ranking-dos-mais-ouvidos-do-ano-e-da-decada-veja-lista-156923/


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!