Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça as principais estruturas de uma música

música-estruturada-refrão-ponto-verso

Você já parou para pensar em como as músicas são estruturadas? O que faz um refrão ser marcante e como é possível criar uma introdução capaz de mexer com as pessoas?

Bem, no geral, não existe um “certo ou errado” quando o assunto é composições. No entanto, se você prestar muita atenção, verá que boa parte das letras que você ama possuem uma estruturação bem parecida.

Neste artigo você descobrirá como isso é possível e quais são, afinal, as principais divisões utilizadas para colocar uma boa música no papel e transformá-la em um verdadeiro sucesso. Portanto, fique conosco até o final.

Por que é importante estruturar uma música

As estruturas são extremamente importantes em todas as formas de arte, não apenas na música. Embora muita gente pense que para uma canção dar certo seja necessário apenas escrever o que se sente, isso nem sempre é verdade.

Todos nós já escutamos a mesma estrutura musical milhares de vezes, em diferentes composições. E de tanto escutarmos, tal estrutura se torna comum aos nossos ouvidos. Mas, acredite, isso não é algo ruim. Na verdade, é esse o ponto que faz com que escutemos uma nova música até o final, já que sua cadência se torna familiar em nosso cérebro.

Além disso, estruturas definidas são um excelente guia para quem deseja começar a compor suas próprias canções.

Versos

Em geral, quase todas as músicas possuem entre dois ou três versos. Os versos são exatamente onde uma canção é introduzida, contando uma história que terá seu ponto alto logo em seguida, no refrão.

Em muitos gêneros, como no pop, por exemplo, os versos costumam ser curtos e muito cativantes, preparando o ouvinte para o que virá em seguida. Outro ponto importante é que os versos costumam apresentar melodias crescentes, ou seja, que vão subindo à medida que chegam perto do refrão.

Refrão

Indiscutivelmente, esta é a parte mais importante de uma música, principalmente quando o objetivo é cativar o público e fazer as pessoas cantarem exaustivamente. Geralmente, o refrão é repetido algumas vezes durante uma canção, com poucas mudanças de entonação.

Outra particularidade do refrão é que ele pode apresentar melodias diferentes do restante da composição, como algo mais dramático ou até mesmo mais explosivo. Logo, o que quer que você escreva, é importante fazer com que este trecho pareça o foco, a parte mais relevante.

Ponte

Basicamente, a ponte traz uma sensação de “novidade” ao final da música. Em vez de outro verso, após o segundo refrão, muitos compositores apostam em uma ponte. Ou seja. Um trecho mais curto e com algumas mudanças de sonoridade, que preparam o ouvinte para uma nova repetição do refrão.

A ideia, nesse caso, é simplesmente quebrar a música e trazer algo novo.

Por fim, é importante deixar claro que, embora essa seja uma estrutura básica na hora de compor uma música, ela não precisa, necessariamente, ser seguida à risca. Dependendo do gênero e da sensação que se deseja passar ao ouvinte, é possível “brincar” com as possibilidades, criando algo completamente novo.

O que vale é a criatividade!

Trova: o que é e onde surgiu?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!