Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Motivos para estudar música

desenvolvimento-musical-estudar-habilidade

A música estimula o cérebro e é fundamental para o desenvolvimento: motor, emocional, social e intelectual. Sem dúvidas, a arte musical é ideal para que possamos expressar sentimentos e experiências, tanto positivas quanto negativas. Além disso, a música é excelente para o desenvolvimento de habilidades diversas, o melhoramento da memória e também ajuda as pessoas a lidarem com os problemas cotidianos de forma mais inteligente e criativa.

Para dominar adequadamente um instrumento musical (ou sua própria voz, no caso do canto) você precisa ouvir o que está tocando, analisando e se corrigindo se necessário. Com o tempo, o hábito de ouvir a si mesmo vai além da simples ferramenta, tornando-se um precioso meio de análise e reflexão pessoal.

São muitos os benefícios para embarcar numa aventura musical e desfrutar as diversas vantagens que só a arte pode proporcionar. Confira os 05 principais motivos para você começar a estudar música quanto antes.

05 motivos para estudar música

1. A música aumenta a competência linguística do estudante

Aprender música é como aprender outras línguas. A música tem uma linguagem própria, como um novo alfabeto. Ritmo, altura, duração e frases se transformam num discurso repleto de significados e emoções que aprimoram suas habilidades linguísticas.

2. Melhora o desenvolvimento psicomotor

Quando se pratica algum instrumento musical com as mãos, todo o esforço para fazer som se transforma num exercício constante. A prática eleva gradativamente as habilidades psicomotores do estudante. Isso é muito benéfico ao longo do tempo.

3. Melhorar o desenvolvimento cognitivo

Estudar música, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e estrutura mapas mentais. Desde as primeiras aulas, ao assimilar os conceitos básicos da música, a matemática e a lógica tornam-se fundamentais para a compreensão e interpretação do ritmo. Com a música você também aprende a desenvolver o pensamento múltiplo: as notas são tocadas com duração, cadência, intensidade, ritmo e intenção indicados na partitura assim como, por exemplo, seguindo o maestro. Além disso, aumenta a memória, tornando os processos de memorização mais fáceis e rápidos, e permite atingir altos níveis de concentração.

4. Nós nascemos para fazer música

Em todas as culturas e em todos os tempos de que há memória, a música sempre esteve presente, acompanhando-nos desde o nascimento ao longo da nossa vida. Estudos científicos recentes indicam que a criança nasce com um cérebro pronto para processar seu próprio mundo musical, e que a capacidade de perceber a música é inata.

5. A música desenvolve nossa personalidade

O que significa dar som a um instrumento? Mesmo a peça mais simples requer desenvoltura intelectual, habilidades motoras específicas e grande interesse emocional. A habilidade com as mãos e dedos nas cordas, no braço e nas teclas, requer desenvolvimento motor considerável e um exercício constante de imaginação. Ler a pauta exige processamento rápido e simultâneo de informações muito concentradas. A música requer um padrão de pensamento, seja simples ou difícil, bem como um exercício cerebral que estimula a memória. Quantas outras atividades exigem tantas decisões rápidas por um tempo tão prolongado?

E aí? Que tal embarcar em uma grandiosa aventura musical e aprimorar diversos talentos através do poder dos ritmos?

O valor do patrimônio cultural para memória e identidade do povo


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!