Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Extensão vocal: descubra seu estilo vocal

extensão-vocal-pessoa-voz-nota

Cada pessoa tem um tipo de voz diferente da outra, bem como possui uma extensão vocal própria. Mas você sabe o que é a extensão vocal e como fazer para descobrir o seu estilo vocal?

Acompanhe este artigo até o final e veja como descobrir seu estilo vocal e entender mais sobre a sua forma de cantar e sua potência de voz. Boa leitura!

O que é extensão vocal?

A extensão vocal é, basicamente, a extensão de notas que uma pessoa é capaz de produzir, indo desde a mais aguda até a mais grave.

Como dito no começo do artigo, cada pessoa tem uma extensão vocal individual, porque ela muda conforme algumas características da pessoa, como a dimensão das pregas vocais e da laringe.

Pessoas que possuem dimensões maiores, têm uma extensão mais grave, já as que possuem dimensões menores produzem notas mais agudas.

Além disso, a definição também sobre influencia de fatores como a respiração e a personalidade da pessoa.

Descubra seu estilo vocal

Para saber qual seu estilo vocal você deve testar a extensão da sua voz, sempre de acordo com a classificação, que faz diferenciação entre vozes masculinas e femininas.

A classificação feminina é:

• Soprano;
• Mezzo-soprano;
• Contralto.

A soprano é a mais aguda e a contralto a mais grave, sendo que a do mezzo-soprano é o meio tempo das duas anteriores.

A classificação masculina é:

• Tenor;
• Barítono;
• Baixo.

O tenor é a mais agudo e a Baixo é a mais grave, sendo que a Barítono é o meio termo.

Para você identificar em qual se encaixa a sua voz, uma das formas mais comuns é utilizar o acompanhamento de um instrumento musical, como o piano, para fazer o teste.

Em geral, você deve acompanhar com a voz as teclas do piano que demonstrarão as notas. Assim, você pode cantar nota por nota dizendo alguma das vogais, por exemplo.

Para saber o resultado você deve avaliar os momentos que foram mais confortáveis para você cantar, em que não teve que se esforçar muito ou que não teve nenhum desconforto na região do pescoço, que é comum quando você ultrapassa o limite.

Para ser mais fácil essa identificação é indicado que você seja acompanhado por uma pessoa que tenha conhecimento de canto, pois assim ela pode instruir você e identificar os momentos que foram mais confortáveis para realizar a classificação mais adequada.

Assim, ao final do teste, de acordo com as notas que foram mais confortáveis e com as que forem menos confortáveis você vai conseguir verificar qual o seu tipo de voz e entender mais sobre sua forma de cantar.

Considerações finais

Dessa forma, realizando o teste descrito acima é a forma mais fácil e comum de verificar qual a extensão vocal que uma pessoa possui. E para isso você não precisa saber cantar, basta acompanhar as notas produzidas no piano.

Com esse simples teste fica bem claro que cada pessoa tem sua própria extensão, o que também pode mudar um pouco ao longo da vida, pois assim como todo o corpo, as cordas vocais também pode sofrer alterações.

Aquecimento vocal: entenda a importância


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!