Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Importância das festas juninas para a cultura brasileira

festa-junina-cultura-típica

As festas juninas são eventos culturais de grande importância para o Brasil e estão ligadas diretamente ao catolicismo popular e a outros aspectos religiosos, que são mostrados através das suas festas mais típicas.

Entretanto, apesar das comemorações estarem tão entranhadas na cultura brasileira, é interessante destacar que algumas dessas práticas são heranças absorvidas da tradição portuguesa, em especial os aspectos religiosos.

Cada uma das comemorações que acontecem ao longo das festas juninas está ligada a um santo específico e o primeiro a ser celebrado é Santo Antônio de Pádua, dando início às celebrações no dia 13 de junho.

Em sequência, são comemorados os dias de São João Batista e São Pedro. Portanto, as tradições das festas juninas, na sua essência, destacam a respeito das crendices e das superstições que envolvem a devoção dos fiéis a estes santos.

Elementos culturais das festas juninas

Como as festas juninas se baseiam nas crenças e na devoção aos santos destacados, o clima todo leva em consideração alguns elementos típicos que remetem às suas histórias.

No dia de São João, por exemplo, é comum que as festas contem com a típica fogueira. O que pode parecer somente um simples acontecimento ou elemento que representa o evento, na realidade, está presente na tradição por levar em consideração a história da mãe de João Batista, que para avisar a Maria do nascimento de seu filho, acendeu uma enorme fogueira.

Dentro desses elementos, também existem alguns outros aspectos a serem considerados para a compreensão da importância cultural das festas juninas para o Brasil. Isso porque elas também expressam a cultura popular rural diretamente.

O elemento que destaca a influência das populações rurais é a quadrilha, que está presente em todas as festas juninas. A origem desse tipo de dança, entretanto, é o bailado trazido da França entre o século 18 e 19 e popularizado na sociedade rural.

Origem das festas juninas

A origem francesa da dança é perceptível através de alguns termos comuns, que são usados nesses momentos pelos narradores das quadrilhas, como “anarriê”, por exemplo, que em tradução livre significa “para trás”.

As tradicionais comidas que são servidas nas festas juninas também exprimem a importância desses eventos para perpetuar a cultura brasileira. Elas se relacionam diretamente com o período de colheita.

Por isso, o milho aparece em diversos pratos típicos das festas juninas. Isso acontece porque por muito tempo este alimento era um dos mais cultivados, em especial nos interiores do Brasil, onde essas festas contam com um impacto ainda maior nos dias de hoje.

Outro alimento que se faz presente nas mesas das festas juninas e deve ser entendido como um símbolo da tradição é a mandioca, que surge em diversos pratos típicos dessas ocasiões.

Portanto, as festas juninas que possuem ainda um grande impacto cultural e também religioso para o Brasil, visto que são baseadas em vários aspectos absorvidos e cultivados pelos brasileiros ao longo dos séculos.

Vale pontuar que, para além da tradição, as festas juninas para determinadas regiões do país vão extrapolando os festejos e são uma fonte de trabalho e movimentação da economia com a expansão do turismo, que também incentiva cada vez mais investimentos nestes locais.

Manifestações culturais consideradas patrimônio imaterial do Brasil


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!